terça-feira, 11 de julho de 2023

No Dia Mundial da Pizza, deixamos a receita para uma piza perfeita....

 




A pizza é o resultado da genialidade do povo humilde, acolhedor e, acima de tudo, orgulhoso por ter criado o único alimento que se come em todo o mundo.



A pizza nasce no século XVII, em Nápoles, e passa a alimentar a comunidade mais pobre. Não era mais do que pão com tomate e alho – a famosa Marinara –, ingredientes que abundavam no sul de Itália. Mais tarde, com a visita da Rainha Marguerita de Savoia a Nápoles, em 1889, o pizzaiolo Rafaelle Esposito decide homenagear a monarca com uma pizza onde estavam contempladas as cores da bandeira italiana: o vermelho do tomate, o branco da mozzarella e o verde do manjericão. Assim nasce não só o conceito que hoje conhecemos como pizza, mas também a representação mais famosa de todas as pizzas ao redor do mundo: Margherita.

 

 


 

 

A melhor massa de piza de sempre

Misture 3 + 3/4 chávenas de farinha tipo 65, 2 colheres de chá de sal marinho fino e 1/4 colher de chá de fermento de padeiro seco (tipo Fermipan). Adicione aos poucos 1 + 1/2 chávenas de água. Mexa e incorpore bem. Misture a massa com as mãos formando uma bola tosca. Transfira para uma taça grande e limpa. Cubra com película aderente e deixe a massa crescer e duplicar de tamanho em local sem corrente de ar (cerca de 18 horas). Posto isto passe a massa para uma superfície enfarinhada e dê-lhe uma forma retangular, dividindo-a em 4 partes iguais. Em cada uma, reúna os 4 cantos para o centro para criar quatro dobras. Vire o lado da emenda para baixo e molde suavemente uma bola. Polvilhe a massa com farinha e reservar. Deixar a massa descansar, coberta com película aderente ou um pano de cozinha húmido, até ficar macia e maleável, cerca de 1 hora. Mantém-se 3 dias no frio. (Fonte: Blogue “My Common Table”)

 

 


  

Molho de tomate para piza

Descasque e pique 1 cebola e 1 dente de alho. Refogue-os em 2 colheres de sopa de azeite. Junte 400 g de tomate pelado (pode ser de lata) aos pedaços. Ferva em lume brando 15 minutos (não tape o tacho). Nessa altura, tempere com 1 colher de chá de açúcar, uma pitada de sal, 1 folha de louro e pimenta moída. Coze mais 10 minutos. Junte ½ colher de chá de manjericão e ½ colher de chá de orégãos. Mantenha a cozedura mais 10 minutos, sempre em lume brando. Junte 2 a 3 colheres de chá de concentrado de tomate, mexendo bem. Está pronto quando o molho se apresentar espesso. Retire a folha de louro, passe o molho com a varinha mágica. Deve arrefecer antes de utilizar na piza.

 


 

Pizza caseira de muçarela 


Mamma mia! Pizza de muçarela é incrível. Ainda mais essa, com massa e molho de tomate caseiros. Capriche no manjericão e chame a família toda para a mesa.


Ingredientes


6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 840 g)
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
2 ½ xícaras (chá) de água morna
¼ de xícara (chá) de azeite
farinha de trigo para polvilhar a bancada
azeite para untar a tigela


Modo de preparo


Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com a ajuda de uma colher, misture bem para dissolver. 

Deixe em temperatura ambiente até espumar - cerca de 5 minutos.
Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite - ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante. 


Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar. 


Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa - ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira. 


Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume. 


Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início - caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.



PARA ASSAR A PIZZA DE MUÇARELA

Ingredientes


1 ½ xícara (chá) de muçarela ralada grossa (cerca de 150 g)
½ xícara (chá) de tomate sweet grape cortados ao meio (90 g)
¼ de xícara (chá) de molho de tomate para pizza
folhas de manjericão a gosto
farinha de trigo e fubá para polvilhar


Modo de preparoPolvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo. Transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções. Separe uma porção da massa para abrir e cubra o restante com um pano de prato para não ressecar (se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês). 


Com o rolo de macarrão, abra a massa formando um círculo de cerca de 30 cm de diâmetro - lembre-se de sempre polvilhar a bancada com farinha para a massa não grudar.
Separe uma assadeira redonda e polvilhe o fundo com fubá - ele evita que a massa umedeça e ajuda a deixá-la mais crocante. Caso esteja utilizando uma assadeira de pedra sabão, retire-a do forno e polvilhe o fubá. 


Dobre o círculo de massa ao meio e depois na metade novamente. Transfira para a assadeira e desdobre para abrir. Se preferir, você pode utilizar uma assadeira retangular e abrir a massa num formato mais rústico. 


Com uma colher, espalhe o molho de tomate deixando cerca de 1 cm de borda da massa livre. Polvilhe a muçarela ralada e disponha os tomates. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 15 minutos até o queijo derreter e a massa dourar. Se o seu forno tiver a opção grill, deixe a pizza assar por 10 minutos em forno alto e mais 2 minutos no grill, até formar uma bordinha crocante e dourada.
Retire do forno, adicione as folhas de manjericão e sirva imediatamente.



OBS: Para descongelar a massa deixe em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar. Para utilizar a massa refrigerada deixe em temperatura ambiente por 30 minutos antes de usar.



Com a massa que sobrar pode fazer esta delicia:

 

 


 
Rolinhos de piza expresso

Nesta receita o objetivo é rapidez. Como tal, adquira uma base de massa de piza retangular. Estenda-a numa superfície enfarinhada (ou tapete de silicone). Pincele a massa com azeite e cubra com 100 g de molho de tomate para piza. Disponha 8 fatias de fiambre e 8 de presunto, o queijo Mozzarella ralado e polvilhe com ervas aromáticas a gosto (ex. orégão + tomilho). 

Enrole a massa de forma a obter um longo rolo. Forre um tabuleiro com papel vegetal, transfira para ai o rolo e deixe a massa repousar no frigorífico 20 minutos. Depois, corte o rolo em fatias (3 a 4 cm), passe a parte de baixo da fatia pela farinha de milho e disponha os rolinhos novamente no tabuleiro. Polvilhe-os com queijo ralado. Coze em forno previamente aquecido (175 ºC) 20 minutos. (Fonte: Blogue “Tarte de Limão”)

 

 


 Piza de cogumelos e fiambre

Massa: Peneire 500 g de farinha fina (tipo 45) com uma pitada de sal fino. Junte 1 colher de sobremesa de açúcar amarelo, 2 colheres de sopa de azeite e 7 g de fermento desidratado. Adicione 350 ml de água morna aos poucos na farinha amassando bem. Coloque num recipiente polvilhado com farinha. Repousa até a massa duplicar de tamanho. Molho de tomate: Leve ao lume 1 fio de azeite, 2 dentes de alho. Deixe fritar. Junte 2 ramos de manjericão e 500 g de tomate em lata. Esmague tudo. Tempere de sal e pimenta. Retire do lume, coe. Ferva novamente até espessar. Montar a Piza: Abra a massa numa superfície enfarinhada. Cubra com o molho de tomate, 150 g de queijo mozzarella ralado, 100 g de cogumelos e 50 de fiambre. Leve ao forno a 200 ºC. (Fonte: DeBorla)

 


 

Piza rústica de salmão fumado e rúcula

Massa. Junte 7 g de fermento seco, 1 colher de sopa de açúcar, 1 chávena de água morna. Repousa 15 minutos. Numa tigela, ou numa batedeira elétrica com acessório para massas, junte 3 chávenas de farinha sem fermento, 1 colher de chá de sal e 2 colheres de sopa de azeite. Adicione a mistura do fermento. Amasse bem. Repousa 10 minutos. Findo este tempo, divida a massa em partes iguais, dependendo do número de pizas que vai fazer. Com as mãos, estique cada uma, dando-lhe o formato e a espessura desejados. Transfira para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Faça alguns furos sobre a base com um garfo. Leve 5 minutos a forno pré-aquecido a 240 ºC. Cobertura: 50 g de queijo creme, 100 g de salmão fumado cortado em pedaços pequenos, 100 g de cebola roxa cortada em meias luas finas e 125 g de queijo mozzarella esfarelado grosseiramente. Regar com um fio de azeite e levar ao forno 12 minutos. Quando estiver pronta adicionar a rúcula. (Fonte: Blogue “My Common Table”)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.