Conheça algumas das invenções portuguesas que mais marcaram o mundo.
Via Verde
A Via Verde dispensa apresentações. Já se usa em Portugal desde 1991 e consiste na colocação de uma etiqueta com tecnologia RFID (Identificação por radiofrequência) no vidro do carro que, ao passar pela via exclusiva a utentes, debita imediatamente o valor da portagem na conta bancária, sem necessidade de parar para tirar e pagar o ‘ticket’.
Este sistema de portagem electrónica foi criado pela Universidade de Aveiro para eliminar as filas intermináveis, e tem sido adoptado por muitos países.
A caravela
Este tipo específico de barco foi inventado pelos portugueses e foi especialmente utilizado durante a era dos Descobrimentos entre os séculos XV e XVI.
A origem do nome está envolta num mistério, enquanto se discute que pode ter origem em “cáravo” ou “cárabo”, um termo que vem da língua grega e significa “barco ligeiro utilizado no Mediterrâneo”, outros historiadores discutem que pode até vir de “carvalho”, a madeira que era utilizada para construir as caravelas.
Astrolábio náutico
Esta invenção portuguesa permitia aos marinheiros determinarem a latitude de uma embarcação em alto mar. Era também possível medir a altitude meridiana de uma estrela, contando que se conhecia a declinação da mesma.
Nónio
O nónio é um dispositivo de medição inventado pelo matemático português Pedro Nunes.
Através do nónio era possível efectuar medições com rigor de alguns minutos de grau, permitindo planear a navegação com uma margem de erro da ordem da dezena de quilómetros.
Multibanco
A Rede Multibanco apareceu em 1985 e foi uma das grandes mudanças no sector bancário em Portugal. É uma das mais avançadas no mundo, com capacidade de fazer qualquer tipo de pagamentos de serviços.
A Passarola
Apesar de Leonardo da Vinci ter desenhado, no século XVI, a primeira máquina voadora, o padre Bartolomeu de Gusmão foi o primeiro a construir e a ter alvará (pedido ao Rei D.João V) em 1709, fazendo com que Portugal se tornasse pioneiro mundial na aviação.
Foto1: daqui
Foto2: daqui
Foto3: daqui
Foto4: daqui
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.