Ingredientes [para duas pessoas]:
2 boas postas de bacalhau [cerca de 300 g no total]
160 g de batata palha
1 cebola grande
1 dente de alho
1 folha de louro
1 molhinho de salsa
5 a 6 ovos
Azeite, sal, vinho branco, pimenta branca e azeitonas q.b.
Primeiro que tudo, desfie o bacalhau e reserve. (Não precisa de ficar com tiras finiiiinhas, mas também não quer bacalhau aos pedaços. No meio é que está a virtude...)
Num tacho, ou numa frigideira grande, coloque azeite e leve ao lume a aquecer. Quando estiver quente, junte a cebola picada (ou em meias-luas, se preferir), o alho e a folha de louro. Deixe o refogado dourar muito bem, refresque com um pouco de vinho branco, deixe ferver ligeiramente e a seguir junte o bacalhau e a salsa picada (reserve um pouco, para decorar). Mexa suavemente, tempere com pimenta branca, ponha o lume o mais baixo possível e deixe apurar, envolvendo com frequência.
Passados uns cinco minutos (isto é, quando o bacalhau já tiver alguma cor e ar de cozinhado), junte 120 g de batata-palha. Envolva, envolva, envolva, e tire do lume. Procure a folha de louro e tire-a do tacho.
Bata os ovos com um pouco de sal e junte-os ao bacalhau. Junte também a batata-palha que ainda falta acrescentar. Misture, leve novamente o tacho ao lume (brando, para que os ovos não cozam demais) e continue a envolver.
Quando estiver pronto – não deixe passar do ponto, para não ficar com uma espécie de ovos mexidos em vez de um bacalhau cremoso – transfira para uma travessa e decore com a salsa que sobrou e com as azeitonas.
E está feito! :)
Fonte original todos os direitos reservados a: https://gulinha.blogs.sapo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.