Ingredientes [para duas pessoas]:
2 courgetes grandes
12 c. de sopa de molho de tomate
1 ovo grande
1 ½ chávenas de queijo ricotta
½ chávena de queijo ralado (parmesão, pecorino romano ou grana padano)
1 dente de alho
¾ de chávena de mozzarella ralado
Sal, pimenta preta e folhas de manjericão q.b.
Para começar, vai ter de cortar a courgete no sentido do comprimento. Precisa de 12 fatias, aí com 2 mm de espessura. Se tiver uma mandolina isto é facílimo de fazer; se não tiver pede um pouco de habilidade com a faca, mas também se chega lá.
Quando tiver as fatias de courgete prontas, coloque-as sobre papel de cozinha, cubra com mais papel e deixe-as assim durante uma hora, mais ou menos, para perderem parte do líquido.
Passada essa hora, vai pôr o forno a pré-aquecer nos 200º C. E, enquanto isso, trata do resto.
Tempere as fatias de courgete dos dois lados com sal e pimenta preta. Aqueça o grelhador e leve as fatias a "semi-grelhar" – uns dois a três minutos de cada lado chegam. A ideia é que a courgete não fique totalmente cozinhada, mas que amoleça. (E, sim, vai ficar com as marcas da grelha.)
"Nos entretantos" bata numa taça o ovo, e depois junte o ricotta, o queijo ralado, as folhas de manjericão picadas, o alho esmagado e mais uma pitada de sal e outra de pimenta. Misture bem e reserve.
Assim que as fatias de courgete estiverem prontas, barre-as com a mistura de queijo. Depois enrole uma a uma e disponha-as num tabuleiro, com a parte em que os rolinhos fecham voltada para baixo. Por cima de cada rolinho coloque uma colher de sopa de molho de tomate, e por fim polvilhe com um pouco de mozzarella.
Leve ao forno cerca de 30 minutos. Nos primeiros 15, o tabuleiro deve estar bem tapado com papel de alumínio; depois é tirar o papel, deixar o queijo alourar... E servir!
Fonte original todos os direitos reservados a: https://gulinha.blogs.sapo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.