Ingredientes [para cerca de 16 bolachas]:
½ chávena de óleo
1 chávena de açúcar mascavado
1 ovo
1 c. de chá de extrato de baunilha
1 chávena de farinha
½ c. de chá de fermento
1 pitada de sal
1 ½ chávenas de flocos de aveia
½ a 1 chávena de pepitas de chocolate amargo ou semi-amargo
Para começar ponha o forno a aquecer nos 180º C e forre um tabuleiro com papel vegetal.
Enquanto o forno aquece, vai tratar da massa das bolachas. Primeiro, vai bater o óleo com o açúcar. Depois, junta o ovo e a essência de baunilha e bate mais um pouco. A seguir junta a farinha, o fermento e o sal e envolve bem.
Por fim, vai juntar à massa, aí em três adições, a aveia e as pepitas de chocolate. Nesta fase o melhor que tem a fazer é pôr as mãos na massa, que é densa e pesada. Só assim é que vai conseguir misturar tudo bem.
Depois, ainda com as mãos (e eventualmente com a ajuda de uma colher de sopa) vai tirar pedaços de massa, torná-los o mais redondinhos que conseguir, espalmar um pouco e colocar no tabuleiro. As medidas de tudo isto são coisa que vai afinar para a segunda fornada (esta receita dá duas).
Guarde algum espaço entre as bolachas, para que não colem umas às outras se crescerem. Estas nem são de crescer muito, mas mais vale prevenir.
As bolachinhas vão estar no forno pelo menos dez minutos. Mas vá vigiando, para que não cozam demais nem queimem por baixo. Uma nota importante: elas vão sair do forno clarinhas e muito molinhas por cima. Vai parecer que não cozeram. Mas cozeram! Vai ver que quando arrefecerem ficam sólidas.
Depois de ver como sai a primeira fornada, ajuste o que lhe parecer necessário (tamanho das bolachas, temperatura do forno...) e avance para a segunda fornada.
Deixe as bolachas arrefecerem no tabuleiro (aliás, se tentar tirá-las quentes vão-se desfazer). E depois prove e dê a provar! Vai ver que são sucesso garantido. :)
Fonte original todos os direitos reservados a:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.