domingo, 17 de junho de 2018

Bacalhau com crosta de alheira e broa



Ingredientes para 4 pessoas:
4 lombos de bacalhau
1 alheira
50 gr de broa de milho
2 dl de azeite
1 cebola pequena + 1 média
8 tomates cacho frescos
2 dentes de alho
Salsa ou outra erva aromática fresca a gosto (usei salsa frisada)
12 batatinhas novas
Sal e pimenta qb


Preparação:
Deixe os lombos de bacalhau a descongelar no frigorífico. Depois de descongelados, seque-os bem com um pano e retire a pele com a ajuda de uma faca. Num tabuleiro de forno deite um generoso fio de azeite e disponha os lombos de bacalhau por cima. Reserve.
Triture a broa na picadora. Pique a cebola mais pequena muito finamente. Deite um fio de azeite num tacho e junte a cebola. Deixe refogar ligeiramente sem ganhar cor. Retire a pele à alheira e desfaça o recheio para dentro do tacho. Junte a broa e um pouco mais de azeite se necessário para não ficar seco. Misture tudo bem, retifique de sal e pimenta e deixe cozinhar por 5 minutos. Depois de pronta esta pasta de alheira e broa, disponha uma colherada em cima de cada lombo de bacalhau. Regue com mais um fio de azeite e leve ao forno pré aquecido cerca de 15 minutos a 200º (depois de pronto, o bacalhau deve estar a lascar e a crosta ligeiramente tostada, não o deixe cozinhar demais para não secar).
Entretanto ponha batatinhas novas a cozer com água e sal e prepare a tomatada. Deite 1 dl de azeite num tacho, junte a cebola média picada e os alhos laminados. Deixe refogar ligeiramente sem que a cebola ganhe cor. Depois pele os tomates e corte-os em pequenos pedaços. Junte-os à cebola e adicione também um raminho de salsa para aromatizar. Tempere com sal e deixe cozinhar até o tomate estar macio, durante 20 a 25 minutos.
Coloque um pouco de tomatada em cada prato, um lombo de bacalhau por cima e algumas batatinhas. Decore com salsa fresca. As batatas podem ser servidas simplesmente cozidas com casca ou passadas na frigideira depois da cozedura para ficarem tostadas e estaladiças (também podem ser terminadas no forno).
Este bacalhau é rápido de fazer e fica mesmo delicioso. A tomatada dá uma frescura espetacular ao prato e a salsa ou outro aromático é o retoque final e fresco que equilibra os sabores quentes da alheira e da broa. O bacalhau é rei nesta receita e aparece servido da forma que mais o valoriza, em lombos, por isso este vai ser o prato na minha mesa da Consoada este ano.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://paparocadeliciosa.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.