domingo, 25 de julho de 2021

Alguma vez visitou a igreja mais antiga de Portugal?

 


 

Um monumento fantástico desconhecido pela maioria das pessoas e que merece mais atenção.

Alguma vez visitou a igreja mais antiga de Portugal? Este simples mas belo edifício foi testemunha, durante largos séculos, da história de Portugal. Tem mais de 1000 anos e assistiu a todos os episódios mais importantes da nossa história. Em Lamego, região Norte de Portugal foi erguida nos séculos VII e VIII a capela de São Pedro Balsemão. Fica a 4 km para leste, nos vales do rio Balsemão. Considerada a mais antiga Igreja do País, apesar de muito modificada, conserva o santuário do século VII, com origens visigóticas. 

 


No ano de 1643 a igreja passou por uma profunda remodelação, tendo os morgados da região, Luís Pinto de Sousa Coutinho e sua mulher, procedido à reedificação do templo e à sua integração no solar dos viscondes de Balsemão. Era de bom tom ter uma Capela agregada à propriedade da família.

Data desse período Barroco o actual aspecto exterior, marcado pela sobriedade: dois volumes escalonados, com telhados diferentes. O acesso ao templo faz-se por portas laterais numa ampla escadaria. Sobre a porta, na fachada Norte, destacam-se três pedras de armas dos morgados e sobre o telhado sobe uma singela sineira.

No século XIV, D. Afonso Pires, então bispo do Porto, elegeu o templo dar lugar a sua sepultura. No extremo de uma nave lateral foi colocado seu túmulo em granito lavrado, decorado com três cenas da vida de Cristo: a Ceia, na face esquerda; o Salvador abençoando a Virgem coroada, na testeira; e o Calvário, na face direita.

A Igreja de São Pedro de Balsemão está classificada como Monumento Nacional, pelo Decreto nº 7 586, DG, 138, de 8 de Julho de 1921 e a sua gestão está a cargo da Direcção Regional do Porto (DGP) do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR).




Fonte:filipemiguel

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.