sexta-feira, 30 de julho de 2021

Porta do coração em Monte do Castro e as ilhas da Boega e dos Amores no Rio Minho

 


Na encosta do Monte do Castro, num lugar místico sobranceiro a Vila nova de Cerveira, onde das ruínas de uma velha construção resta uma Porta, a que muitos chamam a “Porta do Coração”, temos uma vista fantástica sobre Cerveira, e o Rio Minho que serpenteia até ao mar.


E é nestes últimos Quilómetros que o Rio Minho nos presenteia com duas belas ilhas, a Boega e a dos Amores.


A maior, a Ilha da Boega, localiza-se entre as freguesias de Loivo e Gondarém, concelho de Vila Nova de Cerveira, tem cerca de 1400 m de comprimento por 400 m de largura, resultante da acumulação dos sedimentos arrastados pelo rio, e sua posterior cobertura por vegetação herbácea. A ilha é orlada por uma linha de árvores (amieiros, salgueiros e acácias), estando o seu interior forrado com gramíneas, utilizadas para pastagens.


A menor a famosa ilha dos Amores localiza-se no do lugar do Requeijo, freguesia de Gondarém, concelho de Vila Nova de Cerveira, com cerca de 400 m de comprimento por 100 m de largura, resultante também da acumulação dos sedimentos arrastados pelo rio, e sua posterior cobertura por vegetação. A ilha está quase completamente revestida por tufos de árvores (amieiros, salgueiros e acácias).


(41º56'29.9"N 08º44'01.0"W) Vila Nova de Cerveira - Viana do Castelo - Minho – Portugal

 

Foto@ Daniel Jorge



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.