sexta-feira, 1 de maio de 2020
O meu Arroz de cabidela
Limpe o frango de gorduras, parta-o aos bocados.
No almofariz, se não tiver, use uma chávena, junte 2 dentes de alho picados, sal, uma pitada de pimentão doce e um fio de azeite. Esmague até fazer uma papa. Barre os bocados de frango com este preparado. Reserve.
Pique uma cebola para um tacho, junte um dente de alho laminado, azeite extra virgem e refogue até que a cebola fique translucida. Acrescente uma colher de sopa de ketchup, junte o frango, envolva tudo e tape. Deixe o frango suar. Vá virando e revirando o frango. Quando o frango estiver dourado, junte um copo de vinho branco maduro e uma pitada de sal. Deixe evaporar o álcool, mais ou menos 5 minutos.
Está na altura de acrescentar a água, eu meço pelas chávenas de arroz que vou usar, uma chávena (café) por pessoa, assim, junto 12 chávenas de água para 4 de arroz, na proporção de 3x1. Deixe ferver durante 20 minutos em lume brando com o tacho tapado.
Junte o arroz, lavado em três águas. Deixe cozer o arroz. Logo que esteja cozido, retifique o sal, e intruduza o sangue que deve estar envinagrado a gosto. Envolva e deixe cozinhar mais 2 minutos. O arroz deve ficar malandrinho (com calda).
Pode juntar, se gostar, eu gosto muito, umas gotas de tabasco.
Fica divinal!
Fonte original todos os direitos reservados a: Francisco Amaral
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.