quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Basílica do Sameiro - Braga

 


O Santuário do Sameiro, também chamado de Santuário da Imaculada Conceição do Monte do Sameiro ou Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, é o segundo santuário mariano de Portugal, pólo de atração para milhares de peregrinos, turistas e visitantes ao longo de todo ano.


Está enquadrada por uma magnífica mata. Proporciona uma panorâmica soberba sobre a cidade de Braga. Permite um delicioso contato com a natureza. Inspira serenidade, paz devoção e tranquilidade de espírito.


O monumental Santuário do Sameiro, de estilo neoclássico, teve origem quando, em 1863, o padre bracarense Martinho da Silva teve a iniciativa de “lançar” a primeira pedra no cimo do monte para a construção de um pedestal para colocar uma estátua de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, por quem tinha grande devoção.


Contudo, à medida que a afluência de peregrinos ia aumentando, tornou-se necessária a construção de algo mais expressivo do que o pedestal existente. Assim, em 1870, ergueu-se uma capela no local com 30 metros de comprimento e 18 de largura. Porém, rapidamente essa capela se revelou desajustada para a grande quantidade de pessoas que a visitavam e, por essa razão, em 1890, iniciou-se a construção da atual Basílica. As obras demoraram vários anos e só terminaram em 1953. Não obstante, nos anos 70, houve a necessidade de aumentar o espaço, construindo-se uma Cripta no subsolo.


A Basílica do Santuário do Sameiro, construída em forma de cruz latina, onde sobressaem o zimbório e duas torres que contêm o carrilhão de sinos. No interior existe um artístico sacrário em prata cinzelada de 1,32 metros e uma imagem de Nossa Senhora com uma coroa de 2,5 quilogramas em ouro maciço. Esta imagem é obra do escultor Eugénio Maccagnani e foi trazida de Roma em 1880, tendo sido benzida pelo Papa Pio IX. Destacam-se lateralmente ao altar-mor, os altares do Sagrado Coração de Jesus e de São José.


Este Templo é rodeado por um parque arborizado, jardins, cruzeiro, fontes, capela de ex-votos e edifícios de apoio ao Santuário, um restaurante e as instalações sanitárias para os visitantes e peregrinos. Sobressai ainda, o Pórtico dos Doutores, constituído por quatro esculturas representando os doutores da Igreja: Santo António de Lisboa, Santo Afonso Maria de Ligório, São João de Claraval e São Cirilo de Alexandria.


(41°32'30.79"N 8°22'12.17"W) Monte do Sameiro - Braga - Minho - Portugal

 

Foto@Daniel Jorge

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.