quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Citânia de Santa Luzia - A "cidade velha"

 


A Citânia de Santa Luzia, conhecida localmente como "cidade velha", é um dos castros mais conhecidos do Norte de Portugal situado no Monte de Santa Luzia, bem ao lado do fantástico Santuário de Santa Luzia., sobranceiro a cidade de Viana do Castelo.


Com uma excelente vista sobre o Rio Lima, bem como a área costeira do Atlântico possibilitava condições únicas de defesa com controlo das vias marítimas e terrestres, na antiguidade o rio Lima seria navegável em grande parte do seu curso, o que dava a esta localização uma importância estratégica.


Este povoado fortificado estava delimitado por três linhas de muralha, complementadas por torreões e dois fossos e teve ocupação contínua entre os períodos da Idade do Ferro e a romanização, o que o converte sem dúvida, num dos locais mais importantes para o estudo da Proto-História e da Romanização do Alto Minho.


Segundo os estudiosos a distribuição das estruturas permite aferir momentos distintos de ocupação, podendo enquadrar a reestruturação do espaço entre o séc. I a.C. e o séc. I d.C.


O Povoado apresenta características muito próprias, principalmente ao nível das estruturas arquitetónicas, com destaque para o aparelho poligonal, utilizado em algumas casas, que apresentavam uma planta circular com um vestíbulo ou átrio e que, em alguns casos, albergavam fornos de cozer pão.


À semelhança de inúmeros castros desta área geográfica, A Citânia de Santa Luzia regista claramente vestígios de ocupação romana com algumas habitações de planta retângular e arruamentos perpendiculares.


(41°42'18.70"N 08°50'7.79"W) Monte de Santa Luzia – Viana do Castelo - Minho – Portugal

 

Foto@ Daniel Jorge


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.