quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Capela de Santo Amaro - um dos grandes tesouros renascentistas da capital portuguesa.



Lisboa encantada… galilé semicircular da Capela renascentista de Santo Amaro...


Fantástica galilé semicircular em que as paredes estão totalmente revestidas por azulejos policromos tardo-maneiristas com figurações alusivas a Santo Amaro.


Situada no topo de uma colina sobranceira ao Rio Tejo, perto do vale de Alcântara, a Capela de Santo Amaro é um dos grandes tesouros renascentistas da capital portuguesa. 

A Capela espelha o misticismo da cidade das sete colinas. Foi desde cedo local de romaria, tornando-se famosa pela Romaria de Santo Amaro, uma das mais apreciadas em toda a cidade, tendo a última sido realizada em 1911.


A Ermida/Capela de Santo Amaro, foi edificada em 1549 conforme indica a inscrição colocada sobre a porta principal do templo, o projeto é atribuído a Diogo de Torralva, um dos grandes arquitectos do século XVI português, que tão bem explorou e entendeu o novo gosto do Maneirismo, nomeadamente as vias da tratadística italiana da época.


De estrutura centralizada, única na cidade de Lisboa, é composta por dois cilindros, sendo o núcleo da estrutura o espaço circular do oratório, envolvido em metade da sua área por uma galilé semicircular que compõe a fachada, à qual corresponde, do lado oposto direito, à sua pequena capela-mor, sacristia, também cilíndrica com pinturas a óleo no teto.


Foi Templo de peregrinação, e a fundação da capela dedicada ao santo milagreiro está envolta em lendas, não se sabendo ao certo se a sua instituição se deve a um grupo de marinheiros galegos ou a uma confraria instituída no local em 1532 por freires da Ordem de Cristo, com autorização régia de D. João III.


O adro da capela é também por sua vez um dos mais interessantes miradouros de Lisboa, uma maravilha escondida entre as ruelas e colinas de Lisboa, quase sempre deserto, acabou por tornar-se um refúgio perfeito para quem procura um sítio sossegado e interessante para apreciar panorâmicas privilegiadas sobre o Tejo e a Ponte 25 de Abril.


(38°42'6.83"N 09°10'56.78"W) Capela de Santo Amaro - Alcântara– Lisboa – Portugal

 

Foto@Daniel Jorge

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.