quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Forte da Ínsua - Praia de Moledo

 


No extremo norte da praia de Moledo a 200m da costa, encontra-se a Ínsua de Santo Isidro, uma pequena ilha rochosa, numa excelente posição estratégica um pouco antes da foz do rio Minho, local escolhido para a construção do Forte da Ínsua.


Aqui inicialmente construíram uma capela e era local de culto, posteriormente, em 1392, frades franciscanos da Galiza sob a direcção de frei Diogo Arias, edificaram um cenóbio (Convento) na ínsula. Datará desse período a primeira fortificação no local, com a função de protecção da barra daquele rio e dos religiosos, erguida por determinação de João I de Portugal.
posteriormente foram construindo e reconstruindo fortificações para a protecção contra Piratas e Corsários tendo no século XVII e XVIII sido alvo de obras que o transformaram num baluarte de defesa da costa.


O actual forte setecentista resulta de obras de de construção/reconstrução sob o reinado de João IV de Portugal.
A actual Fortificação marítima abaluartada, apresenta planta estrelada irregular, com cinco baluartes e revelim, integrando no seu interior construções do convento, ampliado em 1676.
Nos cunhais dos quatro baluartes principais foram erguidas guaritas facetadas com cobertura em calote esférica, e num dos panos da muralha foi edificado um balcão rectangular sobre mísulas, com cobertura semelhante. A meio do pano da muralha rasga-se o portão de armas, em arco pleno, inserido numa estrutura rectangular em ressalto, sobre a qual assenta um frontão triangular, cujo tímpano é decorado por três brasões com as armas de Portugal e do Governador.


Numa lápide com inscrição alusiva à edificação da fortificação pode-se ler:


"A Piedade do muito Alto e Poderoso monarca el rei D. João IV / ministrada pela intervenção e assistência de D. Diogo de Lima / Nogueira General e Visconde de Vila Nova da Cerveira Governador das / armas e exército da Província de Entre Douro e Minho dedicaram / esta fortificação à sereníssima Rainha dos Anjos Nossa Senhora / da Ínsua para asilo e defesa das religiosas da Primeira Regra / Seráfica que assistem nos contínuos júbilos desta Senhora debaixo / de cujo patrocínio se assegura a defesa desta corte. Fez-se a / obra na era de 1650"


A praça de armas é dividida em duas áreas. A primeira corresponde a uma ampla plataforma lajeada, onde foram edificados os quartéis, depósito e cozinha. 

No espaço restante foi incorporado o convento, de estrutura sóbria e austera, de modelo chão, cujo conjunto é formado pela igreja, de planta longitudinal composta por nave única coberta por abóbada de berço e sacristia, e pelo claustro, de planta quadrangular, com alas compostas por colunatas jónicas.


Um poço de água potável abastecia a guarnição, composta por um Governador (comandante) e doze praças, revezados semanalmente. Esse poço é notável por se situar no mar, sendo um dos três únicos existentes no mundo.


(41°51'32.54"N 08°52'28.84"W) Ínsua de Santo Isidro - Moledo – Caminha – Viana do Castelo - Portugal

 

Foto@Daniel Jorge

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.