quinta-feira, 5 de agosto de 2021

No coração de Bragança...Praça da Sé

 



Na cidade de Bragança, a Praça da Sé é um local incontornável de quem visita a cidade, actualmente dominada pela antiga igreja da Sé, hoje em dia denominada oficialmente de igreja paroquial de São João Baptista.


Foi a partir dos últimos anos do séc. XVIII que se tornou progressivamente o “coração da urbe”. Em 1864 ainda aí funcionava um mercado diário de “cereais e todos os géneros comestíveis”.
Nos fins do Séc XVII, no centro da praça foi ali erigida a emblemática cruz, conhecida localmente como o “Cruzeiro” - precoce peça escultórica de fuste serpenteado e decorado com motivos vegetalistas para substituir uma outra aí existente.


A actual igreja da Sé fazia parte de um convento de Clarissas, que a Câmara de Bragança decidiu fundar na cidade em 1535, nosterrenos pertencentes ao mosteiro beneditino de Castro de Avelãs.


Para a execução da obra e direcção dos trabalhos, iniciados em 1539, foram contratados como mestres de obra Pêro de la Faia e Fernão Pires. Patrocinado por D. Teodósio I, 5º duque de Bragança, o complexo conventual foi concluído em 1550. Há relatos que indicam que embora o convento estivesse terminado, não tinha religiosas suficientes para o seu funcionamento, pelo que o edifício foi entregue à Companhia de Jesus em 1561, que o transformou em colégio.


Com a expulsão da Companhia de Jesus do território nacional em 1759, o edifício passou para a posse da Coroa. Em 1764 o templo foi elevado a Sé, quando a sede de diocese foi transferida de Miranda do Douro para Bragança.


Com a inauguração da nova catedral em 2001, o templo passou a ser uma igreja paroquial.


A igreja de São João Baptista pode ser classificada como um templo de tipologia híbrida, edificado na sua origem segundo um modelo de gosto classicista que foi posteriormente adaptado aos módulos contra-reformistas da arquitectura jesuíta. O programa decorativo do espaço interior, já plenamente barroco, é considerado um dos melhores da região.


Através da sacristia tem-se acesso ao claustro, de traça renascentista, dividido em dois registos. No primeiro piso, as galerias são formadas por cinco tramos, de ordem toscana, e no segundo a galeria é fechada, marcada por janelas geminadas de moldura rectangular.


Praça da Sé (41°48'21.63"N 06°45'24.21"W) Praça da Sé - Bragança - Trás-os-Montes - Portugal

 

Foto@ Daniel Jorge

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.