quinta-feira, 5 de agosto de 2021

O Café Majestic é considerado um dos mais belos do mundo!

 



O Café Majestic é um café histórico na Rua de Santa Catarina, um dos ex-libris da cidade do Porto.


A sua relevância advém tanto da ambiência cultural que o envolve, nomeadamente a tradição do café tertúlia, onde se encontravam várias personalidades da vida cultural e artística da cidade, como também da sua arquitectura de identidade Arte Nova, em 2011 entrou no “TOP 10 MOST BEAUTIFUL CAFÉS IN THE WORLD “, sendo considerado o sexto café mais bonito do mundo.
Inaugurado a 17 de dezembro de 1921, com o nome de "Elite", o café, esteve desde logo associado a uma certa frequência das pessoas distintas da época. Um dos que estiveram presentes na inauguração foi o piloto aviador Gago Coutinho, acabado de chegar de uma viagem à ilha da Madeira, e que ficou encantado com o esplendor da decoração arte nova.


No ano seguinte o nome mudaria de Elite para Majestic, sugerindo o Chic Parisiense, mais ao encontro da clientela que pretendia atrair, e tão apreciado na época.


Frequentaram o café nomes como Teixeira de Pascoaes, José Régio, António Nobre, o filósofo Leonardo Coimbra. Mais tarde tornou-se lugar assíduo para os estudantes e professores da Escola de Belas Artes do Porto.


Uma outra das conhecidas tertúlias que o animou era constituída pelo escultor José Rodrigues e pelos pintores Armando Alves, Ângelo de Sousa e Jorge Pinheiro. Este grupo adoptaria, devido à classificação final do curso, o irónico nome de "Os quatro vintes", e manter-se-ia unido numa série de exposições no Porto, em Lisboa e em Paris no período 1968-1971.


Na biografia de J.K. Rowling escrita por Sean Smith, refere-se que a escritora passava muito tempo no Café Majestic a trabalhar no primeiro livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal"


O Café Majestic de traça idealizada pelo arquitecto João Queirós, inspirada na obra do mestre Marques da Silva, permanece ainda hoje como um dos mais belos e representativos exemplares de Arte Nova na cidade do Porto. O edifício, fundeado em 1916 no ângulo formado pelas ruas de Santa Catarina e Passos Manuel.


A imponente fachada em mármore, adornada com aspectos vegetalistas de formas sinuosas, reflecte o bom estilo decorativo da altura. Um trio de elegantes colunas marca a frontaria, limitada por uma secção rectangular, rasgada em vidro. No topo um frontão coroa a composição com as iniciais do Majestic. 

Ladeiam-no duas representações de crianças que, divertidas, convidam o transeunte a entrar. Dentro do estabelecimento, de planta rectangular, reina a linguagem Arte Nova.

 A simetria curvilínea das molduras em madeira e os pormenores decorativos cativam a observação. Grandes espelhos riscados pela idade, intercalados por candeeiros em metal trabalhado, delimitam as paredes num inteligente jogo óptico de amplitude, que lhe dá uma dimensão maior que a real.


A 24 de Janeiro de 1983 foi classificado como Imóvel de Interesse Público e "património cultural" da cidade, e hoje é, indubitavelmente, uma das mais importantes atrações turísticas da cidade do Porto.


(41° 8'49.98"N 08°36'24.20"W) Rua de Santa Catarina - Porto - Região Norte – Portugal

 

@Foto Daniel Jorge

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.