segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Villa Romana de Cardílio

 


Ruínas do "frigidarium", do "caldarium" e respectivo "hypocaustum", e uma divisão com mosaicos da villa romana de Cardílio.


A poucos quilómetros de Torres Novas encontramos as ruínas da Villa Romana de nome Cardílio, cuja ocupação foi compreendida entre os séculos I e IV d.C. Foi posta a descoberto pelas escavações a cargo do coronel Afonso Paço, a partir de 1962. Esta zona, conhecida há muitos anos pela população local, era utilizada como pedreira de onde recolhiam matérias para a construção de habitações, a exploração arqueológica do local só começou por influência da Câmara de Torres Novas. 


Do vasto espólio recolhido, podemos destacar, moedas dos séculos II, III e IV, d.C. cerâmicas, bronzes, ferros, vidros assírios e egípcios, estuques coloridos, anéis, pedras de coar e até uma estátua de Eros. Descobertas também as bases de um edifício, com mosaicos de cores vivas e motivos geométricos, predominando as tranças e entrelaçados, distribuídos pelas diversas salas, outros quadros representam aves, motivos agrícolas, os retratos dos donos da casa e inscrições em latim. 

O nome que é atribuído a esta estação arqueológica, deve-se a uma das inscrições que referem o nome de «Cardilium», provável dono desta vila, em que não faltava um jardim, sistema de distribuição de água e aquecimento.


(39°27'10.38"N 08°31'41.29"W) Caveira (Santa Maria) – Torres Novas – Região Centro – Portugal

 

Foto@ Daniel Jorge

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.