quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Santuário do Senhor Jesus da Pedra

 


Imponente construção em formato hexagonal, mesmo aos “pés” da Vila medieval de Óbidos.


Santuário em estilo barroco, esta Igreja destaca-se sobretudo pela originalidade da articulação da sua planta hexagonal, inscrita numa circunferência, à qual se anexam três corpos, dois correspondentes às torres e outro que corresponde à sacristia. 

No seu programa de simetrias destaca-se o jogo de janelas invertidas. O seu interior apresenta três capelas: a capela-mor dedicada ao Calvário, com uma tela de André Gonçalves, e as capelas laterais dedicadas a Nossa Senhora da Conceição e à Morte de São José, com telas de José da Costa Negreiros. 

Destacam-se ainda as belas talhas barrocas, mármores, imagens e mobiliário, com telas de Vieira Portuense e de Pedro Alexandrino de Carvalho.


Como é apanágio da época e também da nossa cultura, este santuário está envolto em lendas que pretendem justificar a origem do Santuário. Possuem em comum a acção milagrosa de uma antiga cruz de pedra com a imagem esculpida de Cristo crucificado, hoje exposta no altar-mor da igreja.


A mais popular e que nos dias que vivemos hoje seria de grande importância (devido a seca que vivemos), afirma que na década de 1730, vivendo a região uma prolongada seca com grandes prejuízos para a agricultura, um lavrador foi chamado pela imagem, que se encontrava escondida num combro por entre silvados, em terreno da Colegiada de Santa Maria de Óbidos, junto à estrada que ligava esta vila a Caldas da Rainha. A imagem "clamou-lhe" veneração, o que o lavrador veio a cumprir com o concurso de alguns outros populares, registando-se a partir de então as chuvas.


A tradição pretende ainda que aquela pequena escultura havia ali sido colocada pela própria rainha D. Leonor, para indicar o caminho das águas curativas de Caldas, constituindo-se em objecto de veneração à época daquela soberana, mas tendo depois caído no esquecimento. 

Com a sua redescoberta pelo lavrador e o subsequente "milagre", a imagem voltou a ser objecto de devoção popular, tendo sido erigida uma capela de madeira para albergá-la, e pouco mais tarde este magnifico santuário.


(39°21'52.43"N 09° 8'59.96"W), Óbidos – Leiria - sub-região do Oeste – Portugal

 

Foto@ Daniel Jorge


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.