quinta-feira, 5 de maio de 2022

Sardinhas de Escabeche

 

Ingredientes


1 kg de sardinhas frescas, ou calcule a quantidade de sardinha que deseja por pessoa. O ideal é consumi-las na temporada, de maio a outubro, e que estejam brilhantes, sem olhos amarelados e que ao tocá-las estejam bem firmes, e que o corpo não se curve.

Sal grosso para assar

5 dentes de alho

300 ml de azeite

1 cebola média

1 ramo de tomilho

1 ramo de alecrim

1 folha de louro

1 colher de sobremesa de colorau doce

10 grãos de pimenta preta

100 ml de vinho branco

50 ml de vinagre de vinho branco





Preparação




Nota: Quando for comprar as sardinhas na peixaria, peça para tirarem a cabeça, as entranhas e as escamas.

Lave as sardinhas em água fria e seque-as com papel de cozinha.

Pré-aqueça o forno a 220ºC com aquecimento por cima e por baixo, sem ventilação.

Prepare uma assadeira onde as sardinhas caibam sem ficarem umas em cima das outras.

Cubra com papel vegetal e espalhe uma camada de sal para cobrir o fundo. Na fotografia vão ver que coloquei uma camada grossa de sal mas foi mesmo pelo hábito de o fazer, assim quando as preparo no forno (o sal ajuda a diminuir o cheiro), mas para esta receita pode colocar uma camada muito mais fina.

Coloque as sardinhas por cima do sal, perto umas das outras, mas sem se sobreporem.


Cubra com uma pequena camada de sal.


 

Coloque a assadeira no forno em altura média e leve ao forno de 12 a 15 minutos. Este tempo é muito variável e apenas a título indicativo, uma vez que influencia a temperatura real do forno (nem todos os fornos marcam a temperatura a que estão realmente assando) e também o tamanho das sardinhas.

Para ter certeza, quando levarem 12 minutos tire uma e verifique se o interior está suculento, mas sem partes cruas. Dependendo de como está, decida se você as tira agora ou se as deixa por mais alguns minutos.

Um truque contra o cheiro: tenha uma assadeira pequena preparada com água quente (eu costumo ferver na chaleira alguns minutos antes de as sardinhas estarem prontas) e limão (em fatias ou mesmo cascas que você tenha espremido naquele dia) ou vinagre.

Ao tirar as sardinhas do forno, coloque a assadeira com a água e o limão ou vinagre e leve ao forno por  5 minutos. Desta forma, o vapor gerado ajudará a limpar o forno e a eliminar rapidamente os odores. Este truque funciona muito bem para mim!

Enquanto isso, você pode preparar a marinada. 

Descasque os dentes de alho e corte-os em rodelas, descasque também a cebola e corte-a em juliana.

Numa frigideira junte o alho e a cebola com um terço do azeite (100 ml) e leve ao lume brando durante cerca de 30 minutos ou até a cebola ficar bem macia e transparente, sem dourar.

Assim que a cebola começar a dourar um pouco, junte o ramo de tomilho, o ramo de alecrim, a folha de louro, o pimentão doce e a pimenta.

Cozinhe tudo durante cerca de 3 minutos e depois acrescente o vinho branco e aumente o lume para temperatura médio-alta para que ferva e o álcool evapore, demorará cerca de 2-3 minutos.

Baixe novamente o lume para que fique macio, acrescente o vinagre e o restante azeite e cozinhe  5 minutos.

Retire o excesso de sal que pode ter ficado agarrado ás sardinhas sardinhas, mas não o retire completamente, porque é o único sal que da receita.

Coloque as sardinhas na frigideira e deixe em lume baixo apenas 2 minutos.



 

 https://www.recetasdeescandalo.com/sardinas-en-escabeche-riquisimas-y-sin-tener-que-freirlas/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.