domingo, 5 de abril de 2020
Como fazer pão com "massa velha" sem necessitar de fermento
Massa velha
Se só tem uma saqueta de fermento de padeiro, faça a sua receita habitual. Quando a massa levedar, retire 100 gr. de massa e guarde num frasco no frigorífico (durante 4 a 5 dias). A próxima vez que fizer pão, misture os ingredientes da receita, menos o fermento e depois a massa que guardou. Quando levedar, volte a tirar 100 gr. E assim sucessivamente. Terá sempre fermento para o próximo pão.
Para cada 500 gr de farinha, vai precisar de 100 gr. de massa velha.
Deixamos uma receita base para pão:
Receita de pão
1/2 kg de farinha de trigo Tipo 65 biológica
300 g de água
8 gr de sal fino
1 cubo de fermento fresco de padeiro (25 gr )
Deite a farinha num alguidar e faça uma cova ao meio. Coloque o fermento esfarelado dentro do buraco e misture a água morna (onde já se desfez o sal), e vá misturando até que a farinha absorva totalmente a água e faça uma bola. Amasse muito bem até a massa ficar elástica e começar a fazer bolhas de ar.
Na borda do alguidar onde está a amassa, faça um sinal colando um pedacinho pequeno de massa à altura de 3 dedos. Tape o alguidar com um pano e depois com uma manta de lã e deixe levedar até a massa aumentar de volume e chegar à altura do sinal que fez no alguidar.
Para acelerar o processo, pode colocar um alguidar pequeno com água quente debaixo do alguidar da massa. (O alguidar da água tem de ser mais pequeno que o da massa).
Quando a massa estiver levedada está boa para tender. Coloque um pouco de farinha na bancada, passe as mãos por farinha e divida a massa em pequenas bolas dando-lhe em seguida o formato desejado.
Leve a cozer em forno de lenha ou forno eléctrico pré aquecido a 180º.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.