terça-feira, 5 de novembro de 2019

Bolo impossível de caramelo





Caramelo:


100g de açúcar

Bolo de Chocolate:


2 ovos
70g de açúcar
80ml de leite
120g de farinha
2 c. de sopa de cacau
1 c. de sobremesa de bicarbonato de sódio
80g de manteiga, derretida
1 c. de café de sal fino

Pudim:


3 ovos
300ml de leite condensado
300ml de leite
1 vagem de baunilha, raspada (ou 1 c. chá de extracto)

Prepare uma forma c/ cerca de 20 a 22cm, de preferência de buraco e prepare um tabuleiro ou forma com água para o banho-maria. Pré-aqueça o forno a 180ºC e coloque o tabuleiro com a água lá dentro de imediato para a água ir aquecendo junto com o forno.

Leve ao lume o açúcar num tachinho de fundo espesso com uma colher de sopa de água (pode colocar umas gotas de sumo de limão para o açúcar não cristalizar). Deixe derreter sem mexer até obter um caramelo de cor clara.
Verta o caramelo na forma e espalhe um pouco à volta. Caso prefira, poderá usar caramelo de compra.

Entretanto prepare o bolo de chocolate. Misture numa taça os ingredientes secos (farinha, bicarbonato, cacau e sal). Bata os ovos com o açúcar e a baunilha. Junte o leite e mexa. Incorpore os ingredientes secos e mexa até ficar homogéneo. Por fim adicione a manteiga derretida e mexa. Verta a massa na forma e reserve.
A seguir, bata os ingredientes do pudim no liquidificador ou robot de cozinha (ou com a vara de arames). Verta muito delicadamente a mistura do pudim por cima da massa de chocolate, usando uma colher ou espátula para diminuir o impacto.
Coloque no forno, em banho-maria, durante 45 a 60 minutos. A meio do tempo tape a forma com papel de alumínio para não tostar o bolo por cima. Teste com um palito que sairá quase seco. Deixe arrefecer na forma e reserve uma noite no frigorífico (dentro da forma). Antes de desenformar passe uma faca fininha nas laterais da forma e mergulhe a forma em água a ferver, de forma a derreter o caramelo e desenforme para um prato.



Fonte original todos os direitos reservados a:http://dentesedoces.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.