terça-feira, 5 de novembro de 2019

Pavlova de cholocate




6 claras
300 g de açúcar
3 c. de sopa de cacau em pó
50 g de chocolate de culinária picado
1 c. de chá de vinagre de vinho tinto/ vinagre balsâmico


Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal e reserve.
Comece por bater as claras com a batedeira eléctrica. Quando estas começarem a formar picos acetinados, vá adicionando o açúcar, uma colher de sopa de cada vez até acabar, sempre a bater. No final obterá uma mistura branca, espessa e brilhante. Pare de bater e adicione o cacau em pó, o chocolate picado e o vinagre e envolva suavemente com uma colher de metal. Quando a mistura estiver uniforme coloque-a com a ajuda da colher por cima do papel vegetal no tabuleiro de forno, em forma de circunferência de cerca de 22 cm de diâmetro. Achate o topo com uma colher para que depois de cozida seja mais fácil de rechear. Coloque o tabuleiro no forno previamente aquecido a 180ºC e, mal feche a porta, baixe a temperatura para 150ºC, e deixe cozinhar durante aproximadamente 1 hora e 15 minutos. Terminado o tempo de cozedura, desligue o forno, deixe a porta entreaberta, e deixe a pavlova arrefecer completamente dentro do forno.
De seguida passamos ao recheio.


2 pacotes de natas
1 saqueta de chantifix (opcional)
açúcar a gosto


Quando a pavlova já tiver arrefecido, bata as natas com a batedeira eléctrica durante 2 minutos e depois adicione, aos poucos e sempre a bater, o açúcar previamente misturado com o chantifix, batendo até que as natas fiquem densas. O uso do chantifix pode ser dispensado, no entanto este pó vai fazer com que, tal como o nome diz, as natas fixem melhor, fiquem mais densas e estáveis, permitindo o corte das fatias sem que estas percam a sua forma.
Por fim passe à montagem. Retire o papel vegetal debaixo da pavlova, pegando nela com uma mão aberta ou com a ajuda de espátulas. Coloque a pavlova no prato de servir e por cima dela, na concavidade que se formou no topo após arrefecer, espalhe as natas. Por cima das natas coloque as frutas à escolha e enfeite a gosto. 


Fonte original todos os direitos reservados a: http://dentesedoces.blogspot.com




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.