Para chegar à aldeia de Covas do Monte, em S. Pedro do Sul, é preciso percorrer um caminho sinuoso mas de rara beleza, atravessando a serra da Freita e vislumbrando as de Montemuro e da Gralheira. O passeio vale por si só, mas o melhor está ainda para chegar! Situada na serra de São Macário, Covas do Monte está a 450 metros de altitude, pelo que aqui se respira um ar puríssimo. A paisagem verdejante, com montanhas a toda a volta, a que ninguém fica indiferente, é pontuada por rebanhos, criando um cenário bucólico. Por aqui abaixo corre água fresquíssima, encaminhada para a aldeia e distribuída pelos campos através de um regadio tradicional.
Encaixada nos montes, a aldeia fica no sopé da montanha e oferece um passeio único por entre as suas ruas estreitas e sinuosas e o aglomerado de casas, quase todas construídas em xisto e com telhados lousa. Observe a forma como se distribuem e se enquadram, perfeitamente, na paisagem! Animais e pessoas convivem lado a lado, nessa pequena povoação que vive da pastorícia. É que além de cabras e ovelhas, também as vacas saem diariamente para se deliciarem com as pastagens frescas dos montes. Ao fim da tarde, regressam, e cada uma parece conhecer o caminho para casa, num ritual que se repete e a que vale a pena assistir, ou não fosse este um retrato raro do país rural.
A aldeia de Covas do Monte, em São Pedro do Sul, é um exemplo perfeito do que é o Portugal Rural, do país interior esquecido e abandonado, onde as pessoas parecem ainda viver num tempo longínquo mas, mesmo assim, não deixa de possuir um encanto muito especial.
Aqui as pessoas dedicam-se sobretudo à agricultura e à pastorícia, com a particularidade de aqui existirem mais cabras do que habitantes humanos. Estima-se que sejam 50 habitantes e… 2500 cabras!
De destacar que os enchidos e a carne de qualidade desta aldeia são marcas da gastronomia local. O restaurante da aldeia – Restaurante da Associação dos Amigos de Covas do Monte – que é obrigatório conhecer, é, aliás, local de romaria ao fim de semana. Instalado numa antiga escola primária, oferece uma bonita vista para a serra e uma ementa com pratos característicos da região. Não deixe de degustar o cabrito da Gralheira e a vaca Arouquesa, raças autótone e certificadas.
Locais a visitar:
- Portal do Inferno
- Capela de Santa Bárbara
- Trilho dos Pastores
- Serras do Monteduro e Gralheira
- Capela de S. Macário
Fonte: http://www.cm-spsul.pt / https://bermudarover.wordpress.com / https://www.vortexmag.net/
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.