Ingredientes 2 colheres (sopa) de manteiga 1 cebola picada 200 gramas de camarão 2 colheres aguardente de cereja ou outra bebida a gosto 1 massa para pizza 1/2 chávena (chá) de polpa de tomate 150 gramas de queijo emmental (ou suíço) ralado Mangericão q.b. Oregãos q.b. Sal e pimenta q.b.
Numa frigideira coloque a manteiga e refogue a cebola, junte a polpa de tomate e tempere com oregãos, sal e pimenta.
Noutra frigideira coloque o camarão e flambe com a aguardente, tempere com sal e pimenta.
Abra a massa de pizza, espalhe o molho de tomate. Cubra com o queijo e coloque por cima os camarões e o manjericão picado.
Ingredientes: - 1kg de camarão - sal q.b. - pimenta moída q.b. - azeite q.b. - 1 colher de sopa de manteiga - 6 dentes de alho laminados - 1 limão
Preparação:
Depois do camarão descongelado e escorrido, fazer um corte em todo o comprimento do lombo e retirar a tripa cuidadosamente tirando a casca (deixe apenas a cauda). Temperar de sal e pimenta. Levar uma frigideira grande ao lume com um fio de azeite e a manteiga. Adicionar os alhos e deixar a estalar um pouco. De seguida juntar os camarões e deixar a fritar de ambos os lados até ganharem uma cor opaca. Regar com sumo de limão.
3 ovos grandes ou 4 médios 160g de açúcar 125 ml de mel 80 ml de azeite 200 ml de café forte, morno Canela em pó 370g de farinha de trigo fina com fermento
1. Parta os ovos e separe as gemas das claras. Junte o açúcar às gemas e bata até que fique uma gemada.
2. Enquanto bate, junte aos poucos o azeite, o mel, 1 colher de chá de canela em pó e a farinha alternada com o café. Bata muito bem até que a massa comece a fazer bolhas.
3. Bata as claras em castelo bem firmes. Envolva as claras com a massa.
4. Coloque a massa numa forma com buraco, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido nos 180º e deixe cozer durante 35 minutos. Antes de retirar o bolo do forno, verifique com um palito se está cozido.
4 pêssegos 50g de manteiga amolecida + 20g para untar a forma 150 g de açúcar 2 ovos - claras e gemas separadas 20 cl de natas 200 g de farinha + 20 g para a forma 1 colher de chá de fermento em pó 1 pitada de sal 1 colher de sopa de açúcar mascavado
Ligue o forno a180 ° C.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de 21 cm de diâmetro.
Descasque os pêssegos e retire-lhes os caroços.
Corte metade dos pêssegos em pedaços pequenos, reduza a puré a outra metade no liquidificador. Bata a manteiga com metade do açúcar até obter um creme. Adicione as gemas. Acrescente o puré de pêssego, as natas e a farinha com o fermento previamente misturado.
Adicione a pitada de sal. Bata as claras até ficarem em castelo, polvilhando-as com o açúcar restante a meio do processo.
Adicione as claras suavemente à massa. Despeje a massa na forma. Coloque os pedaços de pêssego por cima da massa pressionando-os levemente (eles afundarão completamente durante a cozedura).
Polvilhe com o açúcar mascavado. Coloque no forno cerca de 40 minutos.
Desenforme 5 minutos depois de retirar do forno e deixe arrefecer numa rede.
1 lata de ananás (340 g líquido), 3 ovos 80 g de açúcar, 2 colheres de sopa de farinha, 2 colheres de sopa de coco ralado 1 colher de sopa de Cointreau ou Rum (opcional)
Para o caramelo:
40 g de açúcar refinado
Opcional: 1 colher de sopa de coco ralado para decoração
Triture no liquidificador as fatias de ananás com 3 colheres de sopa de sumo (da lata) e a bebida escolhida.
Coloque o puré resultante numa panela pequena, adicione o açúcar e deixe ferver cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Deixe arrefecer.
Prepare o caramelo, colocando o açúcar numa forma para bolos. Aqueça em lume médio e deixe caramelizar.
Bata os ovos, adicione a farinha e misture. Adicione o puré de ananás e o coco já frio. Despeje o preparado na forma caramelizada e coza por 45 minutos a 150 ° C (termostato 5). Deixe arrefecer à temperatura ambiente e deixe no frigorífico durante a noite.
Desenforme antes de servir e polvilhe com coco ralado.
1 lata grande de ananás em calda 4 ovos 1 colher de sopa de farinha 120 g de açúcar 1 pacotinho de açúcar baunilhado 3 colheres de sopa de coco ralado 3 colheres de sopa de rum (opcional) 1 pitada de sal Caramelo para untar a forma
Escorra o ananás (reserve 3 fatias para a decoração).
Coloque a calda do ananás numa panela. Pique as fatias de ananás muito finamente e adicione à calda com metade do açúcar. Leve ao lume, quando começar a ferver reduza o lume e deixe ferver 10 minutos, adicionando o coco após 5 minutos.
Deixe o preparado arrefecer 15 minutos na panela.
Pré-aqueça o forno a 200 ° C.
Numa tigela misture os 4 ovos o restante açúcar e o açúcar baunilhado. Adicione a farinha e o rum e misture tudo muito bem.
Despeje tudo na panela do preparado de ananás e misture bem.
Coloque caramelo líquido numa forma, deve cobrir o fundo. Com um pincel espalhe caramelo nas paredes da forma. Despeje a mistura na forma caramelizada. Leve ao forno pré aquecido em banho-maria, cerca de 45 minutos.
Verifique o cozimento com uma faca. Quando picar uma faca no pudim, se ela sair molhada, mas a massa não aderir, o pudim está cozido.
Deixe arrefecer e leve ao frigorífico 3 horas. Para desenformar passe a ponta de uma faca nas laterais da forma e desenforme.
1 embalagem de massa quebrada ½ colher de sopa de mostarda de Dijon 200 gramas de bacon picado 1 cebola média picada 1 colher de sopa de ervas frescas (orégãos e tomilho são boas opções) 350 ml de natas 3 ovos médios 170 gramas de queijo gruyère ou outro que goste ralado Sal e Pimenta moída na hora
Pré aqueça o forno a 200 °C. Abra a massa e coloque-a numa forma redonda ligeiramente untada com manteiga. O ideal é que seja de fundo removível. Acerte as bordas, deixando uma ligeira sobreposição. Deixe cozer no forno cerca de 10 minutos.
Enquanto isso, frite o bacon numa frigideira com um pouco de óleo até ficar crocante. Disponha o bacon sobre papel de cozinha para remover o excesso de gordura. Na mesma frigideira, aproveitando a gordura do bacan adicione a cebola e refogue até ficar macia, com cuidado para não queimar. Adicione as ervas e mexa.
Retire a massa do forno e deixe arrefecer um pouquinho. Fure a massa com um garfo e passe a mostarda de Dijon com o auxílio de um pincel de cozinha. Coza mais 6 minutos. Depois, retire do forno e diminua a temperatura para 180 °C.
Prepare o recheio: bata bem os ovos e tempere com sal e pimenta. Polvilhe as cebolas e o bacon sobre a massa já cozida e polvilhe com o queijo. Despeje por cima a mistura dos ovos. Coza no meio do forno até que esteja bem cozido e dourado.
100 g de farinha 3 ovos 1/2 litro de leite 100 g de fiambre em cubos 100 g de bacon picado 100 g de queijo ralado um pouco de manteiga para untar a forma sal e pimenta q.b. noz-moscada q.b. 1/2 Alho francês fatiado
Aqueça o forno a180 ° C. Bata a farinha e os ovos numa tigela. Adicione o leite pouco a pouco, o sal, a pimenta e a noz-moscada. Aloure o bacon numa frigideira e escorra a gordura em papel de cozinha. Coloque o bacon, o alho francês e o fiambre na forma previamente untada com manteiga. Adicione o queijo ralado. Despeje a mistura líquida na forma e leve ao forno cerca de 35 minutos.
500 g de morangos, framboesas e mirtilos + alguns frutos para decoração 250 g de mascarpone 3 ovos 4 colheres de sopa de açúcar amarelo 1 pacote de biscoitos de champanhe 1 colher de sopa de Amaretto (ou licor de café) Coulis de frutas vermelhas 1 punhado de amêndoas laminadas
Separe as claras das gemas. Bata as gemas com o açúcar até que a mistura engrosse, em seguida, misture o amaretto e o mascarpone. Bata as claras até ficarem firmes e, em seguida, misture delicadamente a mistura de mascarpone com uma espátula. Coloque uma camada de coulis de frutos vermelhos no fundo de um pirex retangular. Coloque uma camada de biscoitos em cima e cubra com outra camada de mascarpone e uma camada de frutos frescos cortadas em pedaços. Repita, coloque uma camada de biscoitos por cima, depois uma camada de coulis, uma camada de mascarpone e uma fruta. Terminar com uma camada de mascarpone. Leve ao frio pelo menos 6 horas. Ao servir, polvilhe com amêndoas laminadas torradas e frutos vermelhos.
Coulis de Frutos Vermelhos Ingredientes:
250g de morangos frescos 50g de framboesas frescas 150g de açúcar 3 colheres de sopa de água q.b. de sumo de limão
Preparação:
Coloque num tacho os morangos, as framboesas, o açúcar e a água. Em lume brando/baixo deixe cozinhar, mexendo regularmente. Adicione algumas gotas de sumo de limão (a gosto). Quando os morangos e as framboesas estiverem totalmente cozinhadas (a começarem a desfazerem-se) e o açúcar derretido, retire do lume. Triture tudo com uma varinha mágica, até obter um puré homogéneo.
250 g de farinha 200 g de açúcar 150 g de miolo de noz 3 ovos 180 g de manteiga salgada à temperatura ambiente 1colher de chá de fermento em pó 2 colheres de sopa de extrato de café
Pré-aqueça o forno a 160 ° C. Forre uma forma com papel manteiga e passe manteiga em ambos os lados. Guarde no frigorífico. Torrar as nozes levemente numa frigideira anti-aderente e reservar. Junte os ovos, 150 g de açúcar e o fermento na tigela de um robô de cozinha e bata muito bem. Aos poucos, adicione a manteiga, a farinha e o extrato de café. Misture até ficar homogéneo. Adicione 100 g de nozes esmagadas com uma espátula. Despeje a massa na forma e coza cerca de 40 minutos no forno. Enquanto coze o bolo, numa frigideira, faça um caramelo loiro com o açúcar restante, (sem água). Fora do lume, mergulhe as restantes nozes no caramelo e escorra. Coloque-as numa folha de papel vegetal. Desenforme o bolo e decore com as nozes caramelizadas. Deixe arrefecer numa rede antes de servir.
8 bifinhos de frango 8 fatias de bacon 1 colher de sopa de azeite 2 colheres de sopa de xarope de àcer 1 colher de chá de mostarda Dijon Sal q.b. Pimenta moída na hora
Instruções
Pré-aqueça uma frigideira de ferro fundido no fogão, em lume médio. Regue com um fio de azeite. Numa tigela pequena, misture o xarope de àcer, a mostarda de Dijon o sal e pimenta juntos. Esfregue a mistura nos bifinhos de frango. Enrole uma fatia de bacon em volta de cada bife de frango e coloque na frigideira aquecida. Rectifique o sal. Deixe dourar alguns minutos de cada lado, e transfira a frigideira para dentro do forno pré aquecido. Asse cerca de 15 a 17 minutos, até que o bacon esteja bem dourado. ** Não tem uma frigideira de ferro fundido? Não se preocupe, este prato pode ser feito no fogão! **
350 g de farinha (sem fermento, tipo 55) 30 g de açúcar 1/4 de colher de chá de sal fino 2 colheres de chá cheias de fermento (fermento de bolos, não é fermento de padeiro) 2 iogurtes naturais (250g no total) 80 g de manteiga derretida (com ou sem sal) 1 laranja (raspas) 1 limão (raspas) 1 colher de chá cheia de canela 1 colher de sopa de vinho do Porto 150 g de fruta cristalizada picada 200 g de frutos secos picados grosseiramente ovo batido, açúcar em pó e frutas cristalizadas para decorar
Preparação:
Junte todos os ingredientes numa tigela e mexa com uma colher ou as mãos se conseguir formar uma bola. Não se deve bater a massa, deve-se apenas mexer até a massa se unir. Transferir para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal (ou untado e enfarinhado) e formar um disco, uma forma arredondada com a massa, com cerca de 3 dedos de altura. Com as mãos dê o formato de bolo-rei, fazendo um buraco no meio. Pincele com ovo batido, decore com pedaços de frutas cristalizadas grandes e montinhos de açúcar em pó (eu não tinha frutas cristalizadas e como também não aprecio pus apenas cerejas cristalizadas). Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 minutos ou até estar bem dourado. Pode espetar um palito no meio para verificar a cozedura como se fosse um bolo normal. Se estiver a ficar muito escuro mas ainda não estiver cozido, cubra com um pedaço de papel alumínio.
120 ml leite 25 ml sumo laranja 25 ml vinho do Porto 70 gr manteiga derretida 3 gemas 75 gr açúcar pitada de sal raspa de 1 laranja e 1 limão 425 gr farinha trigo 1 saqueta de fermento biológico seco 300 gr frutos secos (pinhões, nozes, avelãs e amêndoas)
doce de gila q.b. canela em pó q.b.
1 gema para pincelar geleia q.b. açúcar em pó q.b.
Preparação
Na cuba da máquina do pão colocar os ingredientes pela ordem indicada pelo fabricante (primeiro líquidos e depois sólidos) excluindo os frutos secos. Programar para amassar e levedar. Terminado o ciclo aguardar que duplique de volume (30 a 60 minutos). Retirar a massa da cuba e adicionar os frutos secos (guardando alguns para a decoração final) amassando e incorporando. Tender, dando primeiro uma forma rectangular à massa, rechear com o doce a gosto e polvilhar com canela em pó. Enrolar num rolo muito bem e dar a forma duma rosca e colocar num tabuleiro enfarinhado. Pincelar a massa com a gema batida e dispor os restantes frutos a decorar. Colocar no forno a 50ºC para levedar até duplicar novamente de volume. Depois disso, passar a temperatura para 180ºC e deixar o bolo cozer (uns 20 a 30 minutos). Depois de sair do forno pincelar com geleia e polvilhar com açúcar em pó.
- 250g de açúcar - 250g de margarina - 600g de farinha - 3 ovos - raspa da casca de 1 limão grande
Preparação: 1 – Bater o açúcar com os ovos. 2 – Adicionar a margarina derretida (já fria). 3 – Juntar a raspa do limão e a farinha e mexer bem. 4 – Deitar a mistura no saco pasteleiro e desenhar os biscoitos num tabuleiro forrado com papel vegetal. 5 - Levar ao forno a 200º até ficarem loirinhos.
600 gr de farinha 175 gr de manteiga (Becel Cozinha, eu agora uso Alpro Soja) 3 ovos 1,5 dl de leite 2 colheres de chá de fermento seco de padeiro 2 colheres de sopa de açúcar 1 pitada de sal
Preparação:
Colocar os ingredientes todos na cuba da máquina, e programar para amassar. Depois dividir a massa em duas partes, esticar na bancada enfarinhada em rectângulo e cortar triângulos, pincelá-los com água e enrolar a partir da parte mais larga. Colocar em tabuleiros e deixar levedar novamente. Depois pincelar com uma gema de ovo misturada com 2 colheres de leite. Levar ao forno.
4 ovos 20 colheres de sopa de farinha 20 colheres de sopa de açúcar 12 colheres de sopa de leite 8 colheres de sopa de óleo 2 colher de chá de fermento em pó 4 maçãs grandes canela em pó qb açúcar amarelo qb
Bater as gemas com o açúcar, misturar o óleo, o leite, a farinha com o fermento e 1 colher chá de canela. Bater as claras em castelo e juntar ao preparado. Descascar as maçãs aos gomos e envolver metade na massa. Deitar numa forma de buraco, cobrir com a restante maçã e polvilhar com açúcar amarelo e canela. Vai ao forno cerca de 45 minutos.
3 de ovos 300 gr de açúcar 100 gr de manteiga 500 ml de leite 120 gr de farinha para bolos 1 colher de chá de fermento em pó 5 maçãs 1 colher de chá de canela em pó sumo e raspas de 1 limão
Descasque as maçãs, corte-as em fatias e coloque-as numa tigela com o sumo de limão. Bata os ovos com o açúcar até que estejam volumosos. Em seguida, adicione a manteiga derretida, o leite em fio, a canela e as raspas do limão. Adicione a farinha e o fermento e misture. Por fim, adicione as maçãs à massa, que deverá estar muito líquida, é normal não se preocupe.
Despeje a mistura numa forma forrada com papel manteiga e leve ao forno a 180 ° C em pré-aquecido.
Demora cerca de 45 minutos a cozer, mas depende do tipo de forno. Deixe arrefecer antes de desenformar e servir.
2 Ovos, 1/2 Chávena de açúcar, 1/4 Chávena de leite, 1/4 Chávena de azeite, 1 Cálice de aguardente 500 g de farinha (com fermento) 2 laranjas (raspa) Preparação: Batem-se bem os ovos com o açúcar e mistura-se o leite, o azeite , a aguardente e a raspa da laranja. Volta-se a bater. Deixa-se a batedeira de lado e começa-se a mexer a massa com a mão. Mistura-se a farinha. Bate-se bem a massa. Ela estará bem amassada quando se desagarrar das mãos. Deixa-se a massa descansar 30 minutos. Depois deste tempo fazem-se argolinhas que vão a fritar em óleo quente. Depois de fritas deixam-se escorrer e, por fim, polvilham-se com açúcar e canela.
Ingredientes: 6 ovos Pimenta q.b. Sal q.b. Orégãos q.b. 150 gr de mozarela picada 150 gr de presunto picado 1 tomate picado sem casca e sem sementes 1 batata cozida com casca 1 tira de pimento verde 1/2 cebola picada 5 colheres de sopa de leite 1 colher de sopa de fermento em pó 3 colheres de sopa de farinha coentros q.b.
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180.º.
Num recipiente, junte os ovos, o leite, a farinha e o fermento. Bata muito bem.
Adicione a cebola, o tomate, o presunto, a mozarela e os orégãos, a batata cozida sem a casca e cortada em pequeno cubos e o pimento cortado em pedacinhos pequenos.
Tempere com sal e pimenta.
Misture tudo e despeje numa forma untada e enfarinhada.
Leve ao forno e deixe cozinhar deve demorar cerca de meia hora, depende do forno.
Retire da forma, salpique com coentros frescos e sirva.
4 pernas de frango 2 cenouras cortadas às rodelas 2 talos de aipo cortados às rodelas sumo de 1 limão 50g de margarina 2 c.sopa de mostarda suave 1 c.sopa de paprika ou pimentão doce em pó 1 c.sobremesa de açúcar amarelo sal e pimenta q.b.
preparação
1. derreter a margarina num tachinho 2. juntar o sumo de limão, a mostarda, a paprika e o açúcar amarelo e mexer bem até todos os ingredientes estarem bem ligados 3. untar uma assadeira com margarina e dispor as pernas de frango 4. temperar com sal pimenta e regar com o molho 5. dispor as rodelas de aipo e cenoura à volta das pernas e levar ao forno, pré-aquecido a 230ºC, durante cerca de 30 a 40 minutos 6. acompanhar com batatinhas noisette (faço as minhas no forno em vez de as fritar)
4 pernas de frango grandes 1 c.sopa de tomilho fresco ou seco 1 c.sopa de estragão fresco ou seco 1 c.sopa de alecrim fresco ou seco 1 c.sopa de oregãos secos sal e pimenta preta acabada de moer q.b. sumo de 1 limão grande e sumarento 4 c.sopa de azeite 3 c.sopa de margarina 1 cabeça de alho 1 dl de vinho branco 1 dl de natas
Preparação
1. pré-aquecer o forno a 230ºC e untar uma assadeira com manteiga 2. limpar as pernas de frango, que devem estar à temperatura ambiente 3. numa taça, misturar as ervas com os alhos laminados, o sumo de limão e o azeite 4. temperar com sal e pimenta 5. barrar muito bem esta mistura nas pernas e colocá-las na assadeira (podemos fazer este passo umas horas antes ou no dia anterior) 6. colocar por cima do frango umas nozes de margarina e levar ao forno, cobrindo com papel de alumínio, durante cerca de 40 minutos (é importante tapar para os alhos não queimarem e deixarem um sabor desagradável) 7. passado este tempo, retirar o papel de alumínio, regar as pernas com o molho criado e deixar alourar 8. retirar do forno, escorrer os sucos da assadeira para um tachinho e cobrir novamente o tabuleiro com o papel vegetal para não deixar arrefecer 9. colocar sobre lume forte o tachinho com os sucos e regar com o vinho branco 10. deixar ferver até reduzir para um terço 11. juntar as natas e mexer 12. coar o molho para uma molheira e servir o frango, acompanhado de batatinhas fritas e salada verde
A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), enviou um comunicado onde diz que está agendado um para hoje um briefing para sublinhar as medidas preventivas e os cuidados a observar pela população face aos previsíveis impactos resultantes da passagem do Furacão Leslie pelo território continental português.
Segundo informações do organismo mundial responsável pela previsão destes fenómenos, o landfall (furacão a tocar terra) poderá ocorrer perto de Lisboa ou Setúbal. Assim, os distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria e Coimbra deverão ser os mais afectados com rajadas até os 160 km/h.
No entanto o furacão deve afectar todo o país, onde são esperados ventos nas terras altas até 120 km/h.
A região norte de Portugal será, à partida, a menos afectada, ainda assim os ventos poderão chegar aos 80/90 km/h.
1 c. de sopa de manteiga 1 cebola picada 2 peitos de frango 4 c. de sopa de conhaque 100g de cogumelo cortados 2 tomates maduros 3 c. de sopa de ketchup 1 c. de sopa de molho de mostarda sal q.b. 1 cubo de Caldo de Galinha 1 embalagem de Natas Preparação
1- Comece o strogonoff de frango refogando a cebola numa frigideira com um pouco de manteiga. 2- Junte o frango cortado em tiras finas e mexa bem até ficar dourado. Tempere com sal, junte o conhaque e incline levemente a frigideira para que o conhaque incendeie. 3- Junte depois os cogumelos, o tomate, o ketchup, a mostarda, as Natas, o Cubo de Galinha e deixe cozinhar cerca de 5 minutos. 4- Acompanhe o strogonoff de frango com arroz branco.
1 lata de ananás 400 gr de bolacha maria 3 pacotes de natas de 200 ml cada 1 lata de leite condensado 4 folhas de gelatina coco ralado q.b.
Preparação:
Na picadora, pique o ananás, escorra bem o sumo e reserve. Bata as natas bem firmes e junte o leite condensado e as 4 folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria e derretidas em banho maria. Junte o ananás picado e envolva bem. Num pirex, alterne camadas de creme e de bolachas passadas pela calda do ananás, terminando com uma camada de creme. Cubra com coco ralado e leve ao frio até estar bem fresco. http://www.receitasdeportugal.com
Com esta receita muito simples vai puder fazer a sua própria massa de pizza em casa, e depois poderá fazer uma ótima pizza caseira e deliciosa a seu gosto, e de forma muito mais económica.
Ingredientes para 3 bases:
550g de farinha 25g de fermento de padeiro 3 colheres de sopa de azeite 300 ml de água 1 colher de chá bem cheia de açúcar 1 colher de chá bem cheia de sal fino Farinha para polvilharPreparação:
1. Numa tigela coloque o fermento e o açúcar. Adicione um pouco da água e misture tudo. Depois de misturado, deixe repousar durante 5 minutos.
2. Dissolva o sal com um pouco de água.
3. Coloque a farinha numa tigela e faça um buraco no meio. No buraco, coloque o fermento, o azeite e o sal dissolvido na água. Comece a misturar com os dedos. Junte a restante água. Amasse tudo muito bem até deixar de «colar» nas mãos. Forme uma bola e tape com um pano. Deixe levedar durante 2 horas e 30 minutos.
4. Depois da massa levedada, polvilhe a bancada com farinha. Coloque a massa sobre a farinha e divida-a em 3. Forme uma bola de cada pedaço. Estique a massa com o rolo da massa. Quando a massa estiver em forma de cículo, levante a massa da bancada e com as mãos rode-a para que fique com o diâmetro desejado.