sábado, 10 de março de 2018

Radioterapia que elimina tumor numa só sessão chega ao nosso Pais




Radioterapia que elimina tumor numa só sessão. Este equipamento adquirido pela Fundação Champalimaud pode eliminar o cancro numa única sessão, mesmo com o tumor já espalhado. É indolor e tem menos custos que a radioterapia convencional.

A Fundação Champalimaud líder na inovação do combate à doença que afecta todas as famílias,  tem um equipamento que permite tratar o cancro de modo mais eficaz.

Trata-se de uma única sessão de radioterapia que elimina o tumor, usando um sistema de imagem e GPS nos órgãos que permite uma precisão na casa dos 2 mm e uma hipótese de tratamento sem danos nas células saudáveis de 90% – contra 20 mm e taxa de 65% na radioterapia normal. A diferença em relação à radiocirurgia, já usada nos hospitais em Portugal, é que nessa técnica são três a cinco sessões com menor intensidade. Na nova técnica, por cá só usada ainda na fundação, basta uma sessão.

Há muito que a medicina personalizada, em que o doente recebe o medicamento adequado ao tipo de mutação genética que contribuiu para a sua doença, é considerada o futuro da oncologia. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.