A aldeia Casal de São Simão fica no concelho de Figueiró dos Vinhos, escondida no meio da serra e protegida por São Simão que está na ermida no topo do monte desde o século XV.
Uma pequena aldeia, de praticamente uma só rua, faz parte da rede das aldeias de Xisto, as casas estão quase todas recuperadas e são construídas em quartzito que está à mostra e dá uma tonalidade muito própria ao casario.
Situa-se num dos flancos da crista quartzítica que dá origem às Fragas de São Simão e possui o templo mais antigo do concelho de Figueiró dos Vinhos.
A aldeia estende-se ao longo de uma cumeada quase paralela ao curso da Ribeira de Alge. A entrada fica no extremo mais elevado e a povoação termina onde os declives tornaram difícil a continuidade dos arruamentos.
Apesar de pequena, a aldeia de Casal de São Simão tem ainda a eira, o forno e uma fonte que continuamente entoa a canção da água. Com uma capela que nos conta lenda de santo. Com uma vereda que nos leva à praia, mesmo ali encaixada nas Fragas de São Simão.
(39°54'59.17"N 08°19'21.49"W), Casal de São Simão – Figueiró dos Vinhos – Leiria - Região Centro – Portugal
Foto@ Daniel Jorge
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.