A aldeia de Sistelo situa-se no concelho de Arcos de Valdevez, na fronteira do Parque Nacional da Peneda-Gerês, junto à nascente do rio Vez. Famosa pelas suas paisagens em socalcos, onde se cultiva o milho e pasta o gado, a aldeia encontra-se muito bem preservada, tendo sido recuperadas as casas típicas de granito, os espigueiros e os lavadouros públicos.
O Castelo de Sistelo, ex-líbris da aldeia, trata-se na verdade mais de um palácio de finais do século XIX onde viveu o Visconde de Sistelo.
A Direcção Regional de Cultura do Norte reconheceu a freguesia de Sistelo, nos Arcos de Valdevez, como ‘paisagem cultural’.
Sistelo é famoso pelos seus socalcos, que surgem pela necessidade de aumentar a superfície agrícola e de contrariar os declives. São plataformas mais ou menos planas de solo profundo e fértil, construídas nas vertentes das montanhas, sobrepostas umas às outras em escadaria e suportadas por grandiosos muros de pedra. Estas estruturas permitiriam o desenvolvimento de uma agricultura de subsistência de extrema importância para a sobrevivência das comunidades rurais.
Segundo o Autarca de Arcos de Valdevez; os excecionais socalcos de produção agrícola, únicos no país, e que valeram já a Sistelo uma outra classificação informal, a de 'pequeno Tibete português'".
(41°58'24.74"N 08°22'27.65"W) Sistelo - Arcos de Valdevez - Viana do Castelo- Minho – Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.