É um doce conventual em que imperam as gemas de ovos em grande quantidade. Tem por designação original pudim de batata “Conde da Praia”, e, segundo a sua história, remonta ao século XVII. A sua confeção terá começado no Convento de São Gonçalo, em Angra do Heroísmo, dando uso à chamada “batata da terra”.
Ingredientes
1 kg de Açúcar
24 Gemas de ovo
1 Clara de ovo
250 gr. de Batata da terra
250 gr. de Manteiga dos Açores
2 Paus de canela
1 Colher de chá de canela
1 Limão
Água q.b.
Açúcar em pó q.b.
Modo de preparação
1. Coza as batatas. Use um Passe-vite para fazer puré de batata.
2. Lavar ao lume o açúcar com uma chávena de água, os dois paus de canela e casca de limão até atingir o ponto pérola. Adicionar a manteiga ao açúcar fora do lume até que derreta e retirar os paus de canela e a casca de limão. Juntar o puré de batata ainda fora do lume e continuar a mexer até que todos elementos estejam bem incorporados. Levar de novo ao lume adicionando a canela em pó até atingir o ponto de estrada.
3. Num recipiente bata as 24 gemas e clara com varas. Adicione lentamente o preparado e incorpore tudo sem nunca parar de mexer. Leve de novo ao lume para engrossar até atingir o ponto de estrada.
4. Verta o preparado para uma forma forrada com papel vegetal e untada com manteiga e coloque no forno a 180 graus durante cerca de 35 minutos.
Nota: Desenforme o pudim quando estiver frio e polvilhe com açúcar em pó.
Fonte:nacozinha
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.