4 postas de bacalhau do lombo demolhadas
1 kg de batatas
2 cebolas
3 dentes de alho
1/2 Pimento Vermelho
Azeitonas pretas
1 ovo batido
2,5 dl de azeite
30 g de manteiga
1,5 dl de leite
8 colheres de sopa de maionese
1 folha de louro
Salsa picada q.b.
Sal e pimenta q.b.
Leite para demolhar
Farinha para passar
Instruções de preparação
Mergulhe as postas de bacalhau em leite frio e deixe repousar durante 1 hora. Descasque as batatas, corte-as ao meio, lave-as e coza-as em água temperada com sal durante 20 minutos.
Escorra as postas de bacalhau, seque-as e passe-as por farinha. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, deixe aquecer, junte as postas de bacalhau, deixe-as fritar um pouco de cada lado e disponha-as num tabuleiro de louça ou pirex.
Descasque as cebolas e os alhos, corte as cebolas em meias luas finas e pique os alhos. Deite os alhos na frigideira com o azeite de fritar o bacalhau, leve de novo ao lume e deixe cozinhar até ficarem douradinhos. Adicione a cebola e o louro e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Junte o pimento cortado em tiras finas sem as sementes e peles brancas, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar mais 5 minutos em lume brando.
Escorra as batatas cozidas, reduza-as a puré, adicione a manteiga, mexa bem, junte o leite e o ovo batido, mexa novamente muito bem, rectifique o sal e tempere com uma pitada de pimenta.
Ligue o forno a 180 graus. Espalhe a mistura da cebola em cima do bacalhau e disponha depois o puré em montinhos e à volta utilizando um saco de pasteleiro com boquilha frisada. Coloque depois a maionese em cima do bacalhau e leve ao forno durante 20 minutos. Retire, decore com azeitonas, tiras de pimento vermelho e salsa picada. Sirva quente.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.