segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Açorda de Camarão

 


Ingredientes:

250 a 300g de pão duro cortado aos pedacinhos
750 a 800ml de caldo ( uso de cozer o camarão) + cerca de 300ml ou água
3 dentes de alho bem grandes
1 folha de louro
4 colheres de sopa de azeite
1 ovo
Pimenta
sal e picante caso seja necessário (o meu caldo já tem)
250 a 300g de miolo de camarão
100g de miolo de mexilhão (facultativo)
300g de ameijoa (facultativo)
um raminho de coentros

Preparação:

Caso não tenha o caldo comece por cozer os camarões, depois descasque, junte as cascas e cabeças ao caldo e triture tudo muito bem. Passe por um coador de rede e já está.

Cortar o pão duro em pedacinhos e colocar numa panela.

Verter o caldo quente sobre o pão para que ensope bem. Mexer para que absorva o caldo. Deve ficar bem ensopado e com excesso de caldo.

Preparar todos os ingredientes para que esteja tudo pronto e à mão, pois na hora de fazer é muito rápido e tem de se estar sempre a mexer para que não pegue ao fundo do tacho e queime.

Num tacho colocar o azeite, o alho picado, a pimenta e a folha de louro. Levar ao lume, médio/baixo, para fritar um pouco, mas com cuidado pois queima com facilidade.

Adicionar o pão ensopado e mexer rapidamente. Juntar aos poucos mais caldo ou água, sempre a mexer para não pegar ao fundo do tacho.

Mexer por alguns minutos até estar uma papa rala e bem incorporada. Deve ficar com uma consistência rala, pois seca com muita facilidade. Sempre que necessário acrescente mais líquido.

Juntar o miolo do camarão e mexer. Desligar o lume e adicionar ovo. Mexer rápido para que o ovo coza no calor residual sem secar.

Depois caso opte por colocar mais marisco é só juntar. O marisco coze muito rápido e o calor residual chega para que fique no ponto.

Picar parte dos coentros e juntar à açorda. Mexer, guarnecer com mais coentros picados e servir de imediato, pois seca mesmo rápido.



@Todos os direitos reservados: https://comidacolorida.blog/2022/09/01/acorda-de-camarao-marisco



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.