sábado, 10 de fevereiro de 2018

Asteróides que se aproximaram do nosso planeta





A NASA, a agência espacial norte-americana, anunciou ontem a passagem de um asteróide de dimensões a rondar entre os 15 e os 40 metros, a cerca de 64 mil quilómetros da Terra.

O 2018 CB, o nome com que foi baptizado, não representa qualquer perigo para o planeta Terra. Também na passada terça-feira, um outro asteróide, quase três vezes maior do que o 2018 CB, passou a 184 mil quilómetros do nosso planeta.

“Os asteróides deste tamanho não se aproximam frequentemente do nosso planeta, talvez uma ou duas vezes por ano”, apontou o especialista Paul Chodas, do Jet Propulsion Laboratory da NASA.


Recorde-se que em fevereiro de 2013, um meteoro de grandes dimensões cruzou os céus da Rússia e provocou 1.200 feridos. De acordo com um estudo divulgado um ano após o incidente, o astro tinha uma potência de 500 quilotoneladas, ou seja, 30 vezes mais do que a bomba nuclear que explodiu em Hiroshima, no Japão, durante a II Guerra Mundial.

Apesar de não representarem qualquer perigo, especialistas da NASA admitem os asteróides de grandes dimensões não se aproximam frequentemente da Terra.











Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.