quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018
Novo sismo hoje em Arraiolos um muito maior pode estar a caminho
A terra voltou hoje a tremer em Arraiolos! Está a formar-se um grande sismo?
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera confirma que o sismo desta madrugada é uma réplica do terramoto de 15 de janeiro. E que isso pode significar que um sismo maior está a formar-se em Arraiolos.
O sismo de magnitude 3,1 registado esta madrugada em Arraiolos é uma réplica do terramoto que sacudiu o centro e o sul do país a 15 de janeiro, confirmou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O abalo, que foi registado pouco depois das quatro horas da manhã a 13 quilómetros de profundidade perto de Mora (Évora), teve origem na mesma falha tectónica do sismo de magnitude 4,9 registado em Arraiolos em meados do mês passado. Um sismo ainda maior pode estar prestes a manifestar-se naquela região, mas o IPMA insiste que “verdadeiramente não podemos saber”
De acordo com Fernando Carrilho, geofísico do instituto, esta falha só existe em profundidade e “não aflora à superfície”, embora se saiba que tem uma orientação de oeste para sudeste e que atravessa a aldeia de Santana do Campo. Desde o início do ano, esta falha já foi responsável por 18 sismos registados em Arraiolos, mas apenas dois foram sentidos pela população. Para o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, sismos tão pequenos como os outros 16 simbolizam que “há um sismo maior que pode estar em preparação”: “O que não podemos dizer é que por estarem a acontecer pequenos [sismos] se está a libertar energia e que isso previne um maior”, sublinhou.
Fonte do texto: http://observador.pt/2018/02/01/novo-sismo-em-arraiolos-e-uma-replica-um-maior-pode-estar-a-caminho/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.