Para a massa
200 g de farinha
100 g de manteiga com sal
1 gema
½ colher de sopa de açúcar
Para o recheio
800 g de maçãs
50 g de manteiga
2 colheres de sopa cheias de açúcar
canela
Para o creme
2 ovos
60 g de natas
30 g de açúcar
30 g de amêndoas fatiadas
rum
Coloque a farinha na bancada de trabalho, corte a manteiga em pedaços pequenos junte à farinha até obter migalhas grandes. Esfregue a mistura entre as mãos com os dedos abertos para obter migalhas mais pequenas.
Faça um buraco ao meio para colocar a gema de ovo, o açúcar e três colheres de sopa de água fria. Misture a água e a gema de ovo com um garfo e junte rapidamente aos ingredientes sem amassar, mas pressionando e achatando para evitar que a massa se torne elástica.
Para tornar a massa homogénea, pressione-a contra a superfície de trabalho com a palma da mão, empurrando para a frente. Quando estiver pronta, forme uma bola e envolva-a com filme plástico.
Deixe a massa descansar pelo menos uma hora (ou até um dia inteiro) na parte menos fria do frigorífico.
Quando for utilizar a massa, mantenha-a à temperatura ambiente uma hora.
Descasque as maçãs, corte-as em cubos.
Derreta a manteiga numa frigideira antiaderente e cozinhe rapidamente as maçãs alguns minutos, tempere com açúcar e uma colher de chá de canela, misture bem e mantenha no lume mais um minuto, mexendo sempre.
Unte e enfarinhe uma forma de tarte. Estique a massa e forre a forma.
Pressione levemente para fazer a massa aderir bem e depois corte o excesso ao redor. Despeje as maçãs sobre a massa e distribua-as sem pressionar. Coza em forno pré aquecido a 200 graus 30 minutos.
Enquanto isso, coloque os ovos numa tigela e bata-os com as natas, o açúcar e uma colher de sopa de rum. Após 30 minutos, retire a tarte do forno, despeje a mistura dos ovos sobre as maçãs e polvilhe a superfície com as amêndoas laminadas. Coloque a forma novamente no forno mais 10 minutos.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.