segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Bolo de Tiramisú



Ingredientes: 

Massa: 


5 ovos médios
175 grs de farinha de trigo
150 grs de açúcar
1 saquinho de açucar baunilhado
1 pitada de sal 


Recheio: 


300 gramas de queijo mascarpone (usei um pote de 250 gr)
300 ml de creme de leite fresco (usei 200 ml)
1 gema de ovo
60 grs de açúcar
2 colheres (sopa) de açucar de confeiteiro
1 saquinho de açucar baunilhado 


Xarope de café (para molhar o bolo): 


120 ml de água
60 grs de açúcar
2 colheres (sopa) de café expresso
2 colheres(sopa) de rum escuro 


Cobertura: 


300 ml de natas
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 saquinho de chantifix (ajuda a manter as natas firmes)
Cacau em pó para polvilhar 


Modo de preparação: 


Massa: 


Comece separando as gemas das claras. Na tigela grande da batedeira, bata as claras juntamente com o açúcar baunilhado e a pitada de sal. Em seguida, adicione açúcar aos poucos, sem para de bater, até obter uma consistência bem firme. Estando as claras bem firmes, vá acrescentando a gema uma de cada vez. Só adicione a próxima gema depois de bem batida a anterior. Desligue a batedeira, peneire a farinha e acrescente-a ao poucos, mexendo com o auxílio de um fouet ou espátula de silicone, executando movimentos circulares até que toda a farinha esteja bem incorporada ( antes que alguém tenha alguma dúvida, essa massa não leva fermento e cresce que é um espectáculo, ameiii!!!). Unte e enfarinhe uma forma circular de 22 cm de diâmetro (ou use papel manteiga no fundo de uma forma desmontável, foi o que eu fiz, e untei apenas as laterais com um pouco de azeite, já que a minha forma era de teflon). Despeje a massa sobre a forma e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30-35 minutos. Não abra o forno nos 20 primeiros minutos. Faça o teste do palito no meio do bolo, se sair limpo, é porque já está pronto. Retire do forno e só desenforme depois de frio, reserve-o. 


Recheio 


Na tigela da batedeira, acrescente o mascarpone, os 60 gramas de açúcar, a gema e bata bem até forma um creme homogéneo (cerca de 5 minutinhos), reserve-o na arca frigorífica. Numa outra tigela, bata as natas (que têm de estar bem geladas mas não congeladas). Acrescente o açúcar baunilhado e bata mais até obter picos firmes( se você quiser, pode utilizar o chantifix, mas eu não coloquei). Misture o chantilly ao creme de mascarpone com o auxílio de uma espátula de silicone, até formar um creme homogéneo, reserve-o na arca frigorífica. 


Xarope de café (para molhar o bolo): 


Numa panela pequena, misture a água, o açúcar e leve ao lume médio . Quando levantar fervura, desligue o fogão, deixe esfriar um pouco para adicionar o café e o rum escuro. 


Cobertura: 


Bata as natas, e vá adicionando as 2 colheres de açúcar de confeiteiro. Bata até formar picos firmes. Reserve-o na arca. 


Montagem: 


Com o bolo frio, corte-o ao meio, formando 2 discos. Disponha um dos discos num prato e molhe-o com metade do xarope de café. Em seguida, acrescente o recheio de mascarpone . Disponha a outra parte do disco sobre o creme e molhe-o com o restante do xarope.
Cubra o bolo com chantilly, polvilhe cacau em pó por cima dele. Na minha decoração, eu usei  biscoitos de  champanhe partidos ao meio nas laterais do bolo. Se quiser, pode reservar uma pequena parte do creme de mascarpone para decoração, usando um saco de confeitiero com bico estrela, mas como eu utilizei um pouco menos de mascarpone e chantilly, acabei usando todo o creme no recheio, e o que eu coloquei na minha decoração foram umas florzinhas de ganache de chocolate branco. Depois do bolo decorado, mantenha-o no frigorífico. 


Fonte original todos os direitos reservados a: http://www.omelhorrestaurantedomundo.com/2013/06/bolo-de-tiramisu.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.