Ingredientes:
220 gr. de farinha
2 colheres de chá de canela em pó
1 colher de chá de mistura de especiarias (uso uma mistura para tartes de maçã que comprei em Londres mas podem simplesmente colocar um pouco de cravinho, cardamomo, noz moscada e gengibre em pó. tudo opcional, claro. só com a canela já ficam com uma coisa boa)
1/2 chávena de óleo
1/2 chávena de mel
2 ovos pequenos
150 gr. de açúcar branco
45 gr. de açúcar mascavado
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1/2 chávena de café acabado de fazer
1/4 chávena de sumo de laranja acabado de espremer
30 ml. de vinho do Porto (opcional)
Primeiro passo e provavelmente o mais importante de todos. Untem muito bem com manteiga, forrem com papel vegetal e polvilhem com farinha uma forma redonda. Não aconselho as formas de buraco porque este bolo tende a pegar-se bastante ao fundo.
Aqueçam o forno a 175º.
Numa tigela, misturem a farinha com o fermento em pó, o bicarbonato de sódio, a canela, as especiarias e o sal. Façam um buraco no meio dos ingredientes secos e adicionem o óleo, o mel, os açúcares, os ovos, o café, o sumo de laranja e o vinho do Porto (este último, se usarem).
Com a batedeira em velocidade baixa batam tudo até obterem uma mistura homogénea e garantirem que nada ficou pegado ao fundo.
Coloquem a massa na forma e levem ao forno durante 40 a 45 minutos ou até um palito sair limpo do centro. Se o bolo começar a ficar muito escuro no topo a meio da cozedura, tapem-no com papel de alumínio.
Retirem a forma do forno, deixem que arrefeça por cerca de 10 minutos e depois desenformem o bolo, com cuidado para não o partir, já que ele é bastante delicado.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.