Ingredientes:
300 gr farinha de trigo sem fermento
200 gr farinha para pão rústico com sementes
400 gr água morna
12,5 gr de fermento de padeiro
1 c de chá de sal marinho
2 c sopa de sementes de sésamo
Preparação:
Aquecer o forno a 200º
Ter atenção a estas dicas, que são essenciais para conseguir o pão perfeito!
Queremos um pão grande, fofinho e com crosta bem estaladiça, certo?
Para isso, siga estas 4 dicas: 1. Não é preciso amassar nada! Basta envolver todos os ingredientes gentilmente com uma colher, apenas o suficiente para a farinha absorver toda a água, o que fará com que a massa fique com ar no seu interior.
2. A levedura, 1 a 2 horas.
3. O forno deve estar bem quente.
4. A massa deve ser cozida dentro de um tacho fechado e previamente aquecido, de preferência de ferro fundido ou barro. Porquê? Porque são criadas as condições de humidade ideais para que o pão cresça bastante e fique bem fofinho. Cuidado para que o tacho não possua nenhum elemento possível de derreter com o calor. E eu fiz assim:
Coloquei um recipiente grande, de vidro, com tampa, no forno, para aquecer bem.
Numa taça grande misturei as duas farinhas.
A seguir dissolvi o fermento e o sal na água morna, e juntei à mistura de farinha, mexendo com uma espátula, só o suficiente para que a farinha absorva o liquido, não é necessário bater, nem mexer demais.
Cobri o recipiente com um pano, deixei a levedar durante 2 horas (neste caso deixei junto do fogão, enquanto fazia o almoço).
Retirei a massa e coloquei-a sobre a bancada enfarinhada, dobrei a massa ao meio, e repeti outra vez o processo, fui juntando alguma farinha, para facilitar este procedimento.
Retirei o recipiente que tinha no forno, polvilhei o fundo com farinha e coloquei lá dentro a massa, com uma faca fiz dois golpes em cruz na superfície, polvilhei com sementes de sésamo e um pouco de farinha e levei ao forno com o recipiente tapado cerca de 25 a 30 minutos.
Depois retirei a tampa e deixei ficar mais 20 minutos no forno.
No final, retirei, dei 10 minutos para arrefecer um pouco, e tirei o pão, saiu com facilidade e, como o aspecto era irresistível, teve que ser rapidamente fotografado, porque a faca e a manteiga já estavam à espera, e havia que prová-lo ainda quentinho :)
@ http://delilicias.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.