segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Bolo de iogurte com maçã e nozes.... uma maravilha!




1 iogurte natural (125 gr).
3 ovos.
Farinha (3 medidas de iogurte).
Açúcar (2 medidas de iogurte).
Azeite (1 medida de iogurte).
Fermento em pó (16 gr).
Manteiga para untar a forma
Raspas da casca de um limão.
2 maçãs grandes da variedade que mais gosta
30 gr de nozes levemente picadas.
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de açúcar baunilhado ou açúcar mascavado, para as maçãs.


Descasque as maçãs corte-as em fatias e coloque-as numa tigela.
Adicione à tigela a colher de sopa de canela, a colher de baunilha ou o açúcar mascavado e as nozes ligeiramente picadas. Mexa bem e deixe descansar enquanto prepara o bolo.
Verta o iogurte numa tigela pequena e reserve.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Numa tigela grande, adicione as duas medidas de açúcar e os ovos e bata vigorosamente com a batedeira até obter um creme fofo.
Adicione o azeite e o iogurte e continue batendo, para que a mistura fique homogénea e sem grumos. Rale o limão muito finamente e adicione ao preparado.
Adicione as medidas de fermento e farinha peneiradas. Envolva bem até que os ingredientes estejam perfeitamente ligados.
Forre a forma com papel vegetal e pincele-o com um pouco de manteiga, impregnando a base e as paredes. Despeje a massa na forma e afunde as fatias de maçã e nozes uniformemente ao longo do bolo. Com uma colher, tente fazer a massa do bolo cobrir completamente os ingredientes, pressionando-os em direção ao fundo.
Coloque a forma no forno, a uma altura média, e mantenha a temperatura de 180º por cerca de 25 minutos. Esse é o verdadeiro truque, não deixe por mais de 25 minutos no forno, para que as paredes mal fiquem tostadas e o interior fique muito suculento mesmo dias depois.
Faça o teste do palito. Desligue o forno, retire o bolo e deixe repousar pelo menos 10 a 15 minutos antes de desenformar.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.