Ingredientes
300 g Arroz
350 g frango desossado (coxas, por exemplo)
100 g linguiça
300 g cogumelos
900 ml caldo de frango ou legumes
150 ml molho de tomate
1 dente de alho
1 copo de vinho tinto
1 folha de louro
Alguns fios de açafrão
cebolinha fresca
Sal e pimenta preta moída na hora q.b.
Azeite q.b.
Preparação
Começamos por desossar os pedaços de frango e retirar qualquer resíduo de gordura que possam ter.
Numa caçarola grande, onde posteriormente cozinharemos o arroz, doure a carne do frango com um fio de azeite. Cozinhamos o frango de todos os lados, sem cozinhá-lo demais.
Adicione o dente de alho cortado em cubinhos, os cogumelos limpos e picados e os cogumelos descascados cortados em quartos. Cozinhe por 5 ou 6 minutos, até os cogumelos começarem a amolecer.
Adicione a linguiça picada, a folha de louro e o açafrão à caçarola. Cozinhamos mais 4 ou 5 minutos. Acrescentamos o molho de tomate e integramos com o resto dos ingredientes. Cozinhamos por 2 ou 3 minutos.
Deitamos o vinho e deixamos o álcool evaporar por alguns minutos.
Acrescentamos o arroz e douramos um pouco, mexendo tudo delicadamente para que fique bem impregnado com a gordura e absorva o sabor.
Deixamos cozinhar 2 minutos em fogo médio, mexendo com uma colher de pau ou espátula para não agarrar.
Para conseguir um bom arroz cremoso, devemos calcular corretamente a água necessária. Assim, o arroz continua a absorver o caldo quando o fogão é desligado. O ponto final deste tipo de arroz não deve ser muito seco ou pastoso. As medidas exatas do líquido são 3 partes de caldo para cada 1 parte de arroz. Mesmo assim, se notarmos que o arroz está um pouco duro, mas a caçarola está ficando sem líquido suficiente, vamos acrescentando mais água aos poucos até ficar no ponto certo.
Assim que o arroz absorver todo o sabor do guisado, coloque o caldo quente na caçarola. Aumentamos a temperatura ao máximo até começar a ferver e depois baixamos para metade. Tem que ser feito aos poucos (dura aproximadamente 18-20 minutos).
Provamos o arroz a meio da cozedura e temperamos com sal e pimenta se necessário.
Retiramos do lume e deixamos descansar por 5 minutos.
Servimos o arroz polvilhado com um pouco de cebolinha picada.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.