Existem muitas formas diferentes de preparar este prato, mas poucas serão tão consensuais e deliciosas como esta. E não é por acaso: o arroz de marisco à pescador foi criado pelos verdadeiros especialistas neste tipo de pratos. Não, não falamos dos pescadores. Falamos das mulheres deles, claro! Mas como o nome “arroz de marisco à mulher do pescador” soava estranho, alguém resolveu atribuir-lhe esta designação, provavelmente.
Histórias à parte… o certo é que o resultado é delicioso e faz sempre sucesso em cada ocasião. Normalmente, é preparado em dias festivos ou de convívio com familiares e amigos. Como em qualquer prato de peixe, sabe sempre melhor quando é acompanhando por um bom vinho branco, mas deixamos isso ao seu critério.
Ficou convencida? Então reúna os ingredientes e prepare este delicioso arroz de marisco à pescador para o próximo almoço de domingo em família. Os seus convidados irão adorar e esta receita antiga e tradicional passará a ser uma das favoritas de todos aí em casa. Bom apetite!
Preparação:
Coloque uma panela grande cheia de água no lume. Tempere-a com sal e deixe ferver.
Coza os camarões durante 1 minuto. Retire-os e coza os lagostins na mesma água durante 3 minutos.
Repita o processo com o miolo de mexilhão e a amêijoa (nestes casos, adapta o tempo de cozedura ao tamanho dos mesmos).
Coza a sapateira numa panela à parte (o tempo de cozedura depende do tamanho da sapateira).
Assim que todos os mariscos estiverem cozidos, refogue um pouco de cebola e alho picados numa panela.
Junte os tomates (sem pele nem sementes), o pimento cortado em tiras e as folhas de louro.
Adicione vinho branco e deixe cozinhar até que este evapore.
Acrescente o arroz um pouco do caldo de cozedura do marisco (2 a 3 vezes a quantidade de arroz, dependendo do seu gosto pessoal).
Quando o arroz estiver quase cozido, adicione os mariscos e tempere com sal e pimenta (o camarão deve estar descascado e a sapateira deve ser cortada em pedaços).
Caso seja necessário, adicione um pouco mais do caldo de cozedura do marisco.
Deixe cozinhar durante mais 5 minutos.
Retire do lume e sirva.
Dicas: Pode utilizar vários tipos de marisco para fazer esta receita. No entanto, convém usar uma grande variedade para que possa conseguir mais sabor.
Esta receita de arroz de marisco à pescador fica ainda melhor se lhe adicionar algumas ervas aromáticas, como salsa ou coentros. Adicione um raminho durante a cozedura mas retire-o antes de servir.
Como na grande maioria dos pratos de marisco, este arroz fica sempre melhor quando é molhadinho. Por isso mesmo, deve escolher a variedade carolino (evite agulha e nunca use basmati ou jasmim).
Além disso, a proporção de água para o arroz terá de ser 3:1.
Outro cuidado que deve ter para que seja molhadinho é não deixar cozer até que a água evapore. Além disso, deve servir o prato imediatamente porque, se passar tempo demais, o arroz irá absorver a água e transformar-se numa papa.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.