terça-feira, 8 de maio de 2018
Charlote Russa de Morango
Receita do chefe Silva
Palitos la reine
5 ovos
200 gr de açúcar
0,5 l de leite
6 folhas de gelatina incolor
200 ml de natas frias
2 colheres de sopa de licor
200 gr de morangos bem maduros e picadinhos (reserve alguns para enfeitar)
casquinha de limão
Uma forma de charlote (eu usei a de soufflé)
papel vegetal
Coloca as folhas de gelatina em água fria. Ferva o leite com uma casquinha de limão e deixe arrefecer um pouco. Deite as gemas num tacho, junte 200 gr de açúcar misture, separe 3 claras para depois se baterem em castelo.
Depois das gemas bem misturadas, junte-lhe o leite em fio, mexendo sempre. Leve a mistura ao lume brando mexendo sempre , não deixe ferver, logo que comece a engrossar, retire imediatamente do lume. Junte-lhe as folhas de gelatina escorridas e mexa até estarem completamente misturadas e dissolvidas. Deixe este preparado arrefecer à temperatura ambiente.
Vamos à preparação da forma.
Forre o fundo com uma rodela de papel vegetal, servirá para desenformar melhor no final.
Os palitos ficam com o lado abaulado para fora e para revestir o fundo cortam-se em V, a fim de encaixarem devidamente uns nos outros. Convém acertar o corte dos palitos na parte exterior do fundo da forma, antes de se colocarem no lugar. Os palitos para forrar a parede, aparam-se dos lados e certos casos cortam-se as extremidades que assentarão no fundo.
Nota: Sinceramente, eu não estive com estes pormenores todos, cortei-os em V mas depois fui forrando a forma juntando os palitos uns aos outros, por isso o creme aparece entre os palitos mas acredito que se for feito como deve ser, de fora só se deve ver os palitos colados uns aos outros.
Depois do creme frio, batem-se as claras em castelo bem firmes e adiciona-se-lhe uma colher de sopa de açúcar. Bate-se também as natas bem firmes com uma colher de açúcar.
Envolve-se cuidadosamente as claras em castelo e o chantilly no creme inicial, mexendo sempre, finalmente junta-se os morangos picados e o licor. Deita-se o preparado na forma. Coloca-se no frigorífico a solidificar durante algumas horas.
Depois de solidificar, desenforma-se a charlote numa bandeja ou num prato e retira-se a rodela de papel vegetal. E decora-se ao gosto de cada um. Com chantilly e morangos fica mais requintado.
Bom apetite.
Fonte original todos os direitos reservados a: https://quintadaribeira.blogs.sapo.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.