quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Trança doce de Natal com frutos secos

 

 

O Natal chegou ... já se sente no ar o cheiro doce das especiarias - canela e gengibre - misturado com a frescura da raspa de limão. Nas cozinhas de Norte a Sul do país fritam-se sonhos e rabanadas, faz-se arroz-doce, aletria ... Assam-se perus recheados, coze-se o polvo, arranjam-se as couves para preparar com o bacalhau demolhado. As mães, as tias e as avós escolhem as toalhas guardadas para esta ocasião. Optam sempre pela mais bonita ou não fosse o momento de receber a família à mesa o motivo de toda esta azáfama. O serviço especial de pratos também já está pronto a usar.

Estar com a família à mesa, rir, falar, conviver é esta a verdadeira magia do Natal. Estarmos com aqueles que fazem a diferença na nossa vida é que é realmente importante. Por isso, nesta altura do ano gostamos de mimar, acarinhar, compensar aqueles que nos rodeiam. É nesta altura do ano que festejamos a alegria da vida. E nesta altura que agradecemos as coisas boas que nos acontecem, a nós e aos que nos rodeiam. É nesta altura que conseguimos ter tempo, entre toda a azáfama de um ano de trabalho, de dar graças pelas conquistas, pela saúde, pela bênção de termos uma mesa farta, um tecto que nos protege, uma família e amigos que nos dão a mão. O Natal é tempo de agradecer e de partilhar.




Trança doce de Natal com frutos secos

Ingredientes:
400 g de farinha de trigo
20 g de fermento fresco de padeiro
130 ml de leite
1 pitada de sal fino
100 g de açúcar
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1 pitada de cravinho em pó
2 ovos médios
40 g de manteiga sem sal
Raspa de 1 limão
20 g de sultanas pretas
20 g de sultanas douradas
30 g de noz picada
40 g de avelã sem pele picada
35 g de pinhão
40 g de amêndoa sem pele triturada
1 ovo para pincelar
Frutos secos q.b. para polvilhar
Açúcar em pó para polvilhar


1. Colocar 100 g de farinha numa taça. Dissolver o fermento em 65 ml de leite morno.

2. Regar a farinha com a mistura de leite e fermento. Mexer. Formar uma bola com a massa. Tapar a taça e deixar levedar durante 30 a 40 minutos.

3. Juntar à massa fermentada a restante farinha, o açúcar, o sal, as especiarias, os ovos, a manteiga cortada em cubos e a raspa de limão. Adicionar um pouco do restante leite e mexer. Adicionar mais leite e começar a amassar. Amassar durante aproximadamente 7 minutos.

4. Envolver na massa os frutos secos. Formar uma bola com a massa, se necessário polvilhar com um pouco de farinha para não agarrar. Tapar a taça. Deixar levedar, em local abrigado, durante 1h30.

5. Dividir a massa em 3 porções iguais com a ajuda de um pouco de farinha. Formar 3 rolos com aproximadamente 30 cm cada. Entrança-los de modo a obter uma trança. Caso vejam que os rolos têm muita farinha, devem pincelá-los com um pouco de água para agarrarem entre si.

6. Colocar a trança num tabuleiro forrado com uma folha antiaderente ou polvilhado com farinha. Tapar e deixar levedar em local abrigado durante 45 minutos, aproximadamente.

7. Pincelar a trança com ovo batido. Polvilhar com frutos secos a gosto.

8. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35 minutos ou até estar dourada.

9. Ao servir, polvilhar com açúcar em pó.

 

@ https://www.cincoquartosdelaranja.com


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.