Para Massa
170 g de farinha
70 g de manteiga
20 g de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo
Para o Recheio
7 a 8 maçãs
80 g de manteiga derretida
130 g de açúcar granulado
sumo de 1 limão
Para a massa
Misture a manteiga, a farinha, o açúcar e sal usando a ponta dos dedos, até obter uma massa areada. Adicione o ovo, trabalhe a massa o menos tempo possível, se necessário, adicione uma colher de chá de água para ajudar a ligar. Deixe descansar 30 minutos no frigorifico.
Estique a massa numa superfície enfarinhada. Coloque a massa numa forma redonda untada com cerca 24 cm de diâmetro para lhe dar forma.
Descasque as maçãs. Corte-as em quatro pedaços e retire as sementes, adicione o sumo de limão a misture delicadamente.
Numa forma redonda que possa ir a boca do fogão e ao forno, coloque o açúcar a seco em lume baixo e deixe caramelizar sem mexer.
Quando o açúcar tiver escuro, coloque as maçãs e a manteiga cortada em pedaços.
Deixe cozinhar com forma com tampa, mexendo de tempos em tempos, até que as maçãs fiquem macias e você possa picá-las com uma faca sem resistência.
Com a ajuda de uma pinça arranje as maçãs na forma em forma de rosácea.
Leve ao forno pré aquecido a 180º por 20 minutos depois retire do forno cubra com a massa e pressione em torno das bordas, faça pequenas incisões na massa com a ponta da faca ou com um garfo para deixar o ar passar e evitar que ela suba. Coza no forno por mais cerca 30 minutos.
Ao retirar não desenforme imediatamente, pois correra o risco da maçã ficar colada no fundo. Espere uns bons 10 minutos.
Vire a forma de cabeça para baixo num prato de torta e sirva quente. Acompanhado (ou não) de sorvete de baunilha.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.